Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 25 de junho de 2019

7.º A - Poesia no espaço


Mar Verde

Com um céu azul infinito
Parte isolada na cidade
Esta mensagem transmite
Amor, paz e tranquilidade.

Com um céu azul desmedido,
Salpicado de amarelo
Nesta estação do ano
É o local mais belo!

A Serra do Marão
Imponente de se ver,
Parece ser o patrão
De tudo o que aqui existe:
Dos passarinhos a cantar,
Das borboletas a voar,
Das abelhas a polinizar,
Do Sol a brilhar,
Da brisa a soprar,
E do rio a gemer
Porque as pedras o magoam,
Mas ninguém isso vê.

Um viaduto, umas casinhas
A cidade a regressar?
Nem por isso,
Aqui existe magia,
Existe um perfume no ar!

Este é o sítio
Da verdade e da pureza.
Do amor? Com certeza!
Da verdade e da beleza.
É um mundo melhor
Sem sofrimento nem dor.
Mas será o mundo do futuro?
Não sei. Ninguém sabe,
Mas sei que é um mundo
De pura realidade!

Carolina Alexandre


Sentei-me num banco
olhei a cidade,
fixei o meu olhar 
e vi simplicidade.


Fico espantada           
olho ao meu redor          
é uma brisa suave que me toca 
é a voz do rio Corgo que me chama.

Penso melhor no que o tempo nos deixou,   
como aquelas casas cobertas de raízes
que perdidas recordam os seus tempos felizes.


Matilde Tomé        



O rio que me traz saudade 
do mar e a sua liberdade
Mas o verde desta paisagem 
Traz-me uma bela miragem

Retrata a dor não sentida
de uma tristeza amiga
A liberdade fechada
que no meu coração está trancada

Tenho medo que isto acabe
pois nesta poluição 
nada tem salvação. 

Mafalda Pereira


Agora olho para o meu fim
No meio das pessoas sem alma
Queira ou não vou ficar assim
Espero é que o tempo tenha calma

No meio destes trevos
Tento encontrar a minha sorte
Mas só encontro os medos
Quando olho o cemitério e vejo a morte

Maria Clara Silva, nº13


Natureza
Aqui na natureza
Não há igual
Tudo o que ouço
É um pardal

No rio corgo,
Temos as nossas águas
Que passando pelo vale             
Perfuram o grande “arvoral”

Todos sabemos
Que nada é igual
Aqui  em Vila Real

Rodrigo Matos

A paisagem do Corgo
Ao longe consigo ver
uma paisagem a valer
natural e industrial
nada tem de igual.

O rio Corgo está a correr
e a cascata a descer
olhando ao redor
uma paisagem cada vez maior.

A natureza é silêncio
amor e liberdade
para além da sociedade.

A natureza é magia.
É ela que domina
e ilumina.

Anabela Pereira
  
A paisagem mais bela
Consigo ver à minha frente
uma paisagem especial
E tudo o que me vai na mente
É que não existe nada igual

Toda a natureza
Observada num local
Não há tanta pureza
Em todo o Vila Real

Nesta paisagem bela
Tudo consigo ver
Como se Deus pegasse numa tela
Que nunca parasse de preencher

Inês Quaresma

À minha frente
O Sol a poente
Dá luz às plantas
Do cume do monte ao chão
Vejo esta paisagem esverdeada
Vejo tudo e não veja nada
Todas as plantas iluminadas
Sem nenhuma exceção

É silêncio?
Não, é a Natureza
Tenho a certeza
Não há igual
Neste verde imenso
Nesta bela paisagem
Vejo a imagem
De Vila Real

Pedro David Silveira
  
Vila Velha

Sob nuvens de lã pura 
Ouve-se o rio cheio de pressa…
 Paisagem linda como pintura.

Casas de um tempo antigo
Abrigadas na floresta,
Ao som de canto de pássaros
Vejo apontamentos de giesta.


A civilização, no seu reverso
Deixou uma marca relevante
Mas sem tirar o brilho
Desta paisagem exuberante


No ar paira o cheiro a primavera,
Viajamos sem destino em escarpados pensamentos,
Ficando perdidos algures...
Algures, além dos tempos.

Rita Dinis Peixoto     






Sem comentários: