Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Formação de curta duração da Equipa de Saúde/ PES



No dia 15 de outubro, pelas 18h30, no Auditório 1 da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, realizou-se a primeira formação de curta duração: «suporte básico de vida: SBV», dinamizada pelo Enfermeiro Carlos Alves, para os professores do Conselho de Turma do 8ºE e pessoal não docente, que teve por objetivo desenvolver competências de todos aqueles que, mais de perto e diariamente, contactam com os alunos.
A paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte em todo o mundo. O SBV (Suporte Básico de Vida) aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca, e consiste essencialmente em duas ações: compressões torácicas e ventilações.
Os formandos aprenderam que, após garantir as condições de segurança do local onde se encontra a vítima, devem verificar se esta está consciente abanando-lhe suavemente os ombros e chamando por ela. No caso de a vítima não responder, considera-se que está inconsciente, avaliando depois se respira, recorrendo à técnica VOS: Ver se o tórax expande, Ouvir a passagem do ar e Sentir a respiração na face.
Caso a vítima não respire, deve ligar-se de imediato o 112 (ou garantir que alguém o faz), recorrendo à alta voz do telemóvel. Depois inicia-se o SBV até a vítima recuperar ou chegar ajuda diferenciada.





Sem comentários: