A representação desta
peça correspondeu às minhas expectativas pois transmitiu-me sensações diversas,
principalmente o cómico que, em palco, parece muito real e me fez rir de forma
espontânea.
No geral, achei a
representação muito divertida pois o grupo representou a peça adaptando-a à
atualidade, sem mudar nem um pouco a texto vicentino.
A representação ultrapassou
o que eu estava a imaginar, pois pensava que ia ser aborrecida. O encenador adaptou
a peça aos tempos modernos, principalmente ao incluir música atual. Os atores
foram bastante expressivos, via-se que estavam a atuar com gosto.
Os atores, realmente,
deram vida às personagens. Contudo, a adaptação feita não me satisfez por
completo, uma vez que, em minha opinião, a peça perdeu a identidade pretendida
por Gil Vicente.
O cómico
característico das peças vicentinas foi bem conseguido. Contudo, houve
situações em que não se conseguia perceber as falas pois os atores falavam em
voz baixa.
A representação da
peça superou as minhas expectativas.
Não sou muito
apreciadora de teatro, mas estava entusiasmada com esta atividade. Contudo, na
minha opinião, o que ficou mais aquém das expectativas foi Inês Pereira;
imaginei uma Inês com mais “garra”: pode não ser um papel muito fácil, por isso
não quero tirar o mérito à atriz que, apesar de não ser o que eu esperava,
esteve bem.
Gostei da maneira
como os atores deram vida às personagens, como se o tempo original da ação
fosse o tempo de agora. No entanto, gostava de ter visto o vestuário e os
adereços próprios da época vicentina.
Por vezes, senti que
o diálogo originalmente escrito se tornou um pouco forçado ao encaixar-se na
situação imposta pela adaptação, o que, na minha opinião, deixou a peça com um
tom pesado.
O que me agradou mais
foi o facto de os três tipos de cómico (de linguagem, de caráter e de situação)
terem sido representados na perfeição.
Gostei da peça, no
geral. Os atores estiveram bem e adorei as partes mais cómicas, como as de
Lianor Vaz e de Pero Marques.
A leitura da peça,
por si só, já é cativante, mas vendo a representação em palco é completamente
diferente porque o cenário, os adereços e a movimentação das personagens
transmitem-nos sensações novas, principalmente o riso provocado pelos
diferentes tipos de cómico, bem conseguido pelos atores.
10.º A
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