Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Comemoração do Dia Escolar da Luta Contra o Cancro

Um grupo de alunas (Ana Rodrigues, Ana Nóbrega, Ana Silva e Raquel Moura) de Área de Projecto do 12º ano da turma B da Escola Secundária Camilo Castelo Branco desenvolveu o projecto: “Cancro: a doença do século XXI”.
Este subtema foi escolhido deliberadamente pelo grupo pelo facto de, por um lado, as doenças cancerígenas afectarem cada vez mais pessoas e, por outro, por estas poderem prevenir-se e, o seu desenvolvimento, poder ser retardado. Deste modo, o principal objectivo do nosso projecto foi a sensibilização para a prevenção e para o rastreamento.
Para atingir este objectivo, o grupo decidiu organizar o “Dia da Prevenção do Cancro na Escola Secundária Camilo Castelo Branco” a 27 de Abril p.p..
Este evento contou com a presença:
- do Prof. Dr. Rui Travasso – licenciado em Física na Universidade de Porto, doutorado em Física e Astronomia na Universidade de Manchester e em Química e Engenharia na Universidade de Pittsburgh;
- da Drª Sandra Silva – licenciada em Biotecnologia em Coimbra e estudante de mestrado em Genética Molecular Comparativa e Tecnológica na UTAD;
- da Enfermeira Tânia Lopes;
- do médico oncologista Dr. Hernâni Silva do Instituto de Oncologia do Porto;
- do Enfermeiro Jóni Madureira;
- de uma testemunha oncológica, a D. Noémia Fernandes;
- da D. Lurdes, Coordenadora da Associação “Laços p’ra Vida”;
- da Enfermeira Vanessa Monteiro.
Este projecto foi desenvolvido em parceria com o PES (Projecto de Educação para a Saúde)
Durante este dia foram explicados os sinais de alerta e de prevenção a algumas turmas da escola pela Enfermeira Vanessa Monteiro.

Da parte de manhã, decorreu uma palestra proferida pelo Prof. Dr. Rui Travasso e pela Drª. Sandra Silva. Da parte da tarde, decorreu uma outra palestra proferida pela Enfermeira Tânia Lopes, pelo médico oncologista Hernâni Silva, pela D. Noémia Fernandes, pelo Enfermeiro Jóni Madureira e pela D. Lurdes Amaral.

Nestas palestras foram abordados aspectos como o desenvolvimento de tumores e a aplicação da Física no desenvolvimento de modelos computacionais para o tratamento bem como foi abordada a importância de uma alimentação correcta de modo a minimizar o consumo de substâncias cancerígenas. Pelo facto de o cancro ser uma doença acarreta consequências não só físicas como emocionais, no período da tarde abordaram-se os problemas relacionados com a prevenção, diagnósticos, rastreios bem como a importância do voluntariado no acompanhamento aos doentes oncológicos.
Durante todo o dia esteve disponível a banca “Vamos prevenir o Cancro!” na qual estiveram disponíveis alimentos associados à prevenção bem como informação relativa a esta doença.
“A realização do projecto foi, para nós, gratificante pois crescemos como pessoas pelo conhecimento desta doença e pelo contacto com pessoas tão prestigiadas que nos alertaram e sensibilizaram para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta doença que cada vez mata mais pessoas em todo o mundo, sendo a segunda causa de morte em Portugal.

Apesar de todo o trabalho e tempo que a disciplina de Área de Projecto obriga a dispor num ano decisivo da nossa vida, reconhecemos a importância da mesma pois sem ela não seria possível a realização deste evento que superou todas as expectativas.”


Ana Sofia, Ana Cláudia, Ana João, Raquel Silva

Professora Celeste Ribeiro



O grupo de alunas e o Dr. Rui Travassos.


Imagem: João Costa

Sem comentários: