Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PROJECTO LER CONSIGO 2011 - III


Integrado no projecto “Ler Consigo”, nos dias 4 e 5 de Abril, os alunos do 12ºG e 12ºE, respectivamente, receberam nas suas salas de aula dois ilustres convidados, o Dr. Manuel Cardona, advogado de renome da nossa cidade, e Sua Excelência Reverendíssima Dom Amândio José Tomás. Entusiasticamente, os oradores dissertaram, durante cerca de 80 minutos, sobre as suas experiências pessoais com os livros, com a leitura, invocando inúmeras razões para a sua prática diária.
O Dr. Manuel Cardona deleitou a plateia ao narrar breves histórias associadas à sua passagem pela Escola Secundária de Camilo Castelo Branco, o antigo “Liceu”. Claramente orgulhoso por a esta Instituição ter pertencido, relembrou as comemorações felizes do 1º de Dezembro que preza ainda em comemorar, passados tantos anos… Munido de algumas obras de Autores Transmontanos, salientou alguns nomes consagrados, nomeadamente Miguel Torga, António Pires Cabral e Araújo Correia, dissertando sobre a importância da leitura, em particular de Autores da região, motivo de orgulho para as gentes locais e testemunhos da diversidade e riqueza da região da qual fizeram ou fazem parte.
Depois de ter dado conhecimento aos alunos do seu interessante e riquíssimo percurso biográfico, Dom Amândio Tomás salientou, a propósito da leitura, o valor das palavras, do “verbo”, centrando o seu discurso em referências a parábolas bíblicas repletas de mensagem e significado. O perdão e o amor foram os valores salientados a propósito da leitura expressiva da parábola “O regresso do filho pródigo” e, perante uma plateia embevecida com as palavras de tão ilustre conviva, os alunos enalteceram a cultura, a experiência, a simpatia e o poder comunicativo de Dom Amândio José Tomás.

A sociedade civil deslocou-se amavelmente à nossa escola e esta agradeceu a amabilidade com aplausos entusiastas, com sorrisos de contentamento e com suspiros agradados de quem sabe enriqueceu a todos os níveis com tão feliz acontecimento.


Enviado por Isabel Monteiro

Sem comentários: