Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 23 de março de 2012

PARLAMENTO DOS JOVENS

PARLAMENTO DOS JOVENS


Os Jovens Deputados da Camilo estiverem em pleno exercício de cidadania - discutiram Projetos e foram eleitos Deputados representantes do Distrito.
No dia 19 de Março de 2012, na sede do IPJ em Vila Real, realizou-se a Sessão distrital do Parlamento dos Jovens. Nesta Sessão participaram várias Escola do Distrito (Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, Escola Secundária/3 S. Pedro, Escola Básica e Secundária de D. Sancho II, Escola Básica Júlio do Carvalhal, Escola Básica Monsenhor Jerónimo do Amaral, Escola Secundária Fernão de Magalhães, Escola Secundária Morgado de Mateus, Escola Básica Diogo Cão).
Pelas 10h15 iniciou-se a sessão com a chamada dos deputados representantes das diversas escolas. Seguiu-se uma breve apresentação dos elementos que compunham a mesa seguida de uma pequena introdução de apresentação do plano das atividades a desenvolver. Nesta sessão esteve presente o deputado Dr. Rui Santos, do Partido Socialista pelo círculo de Vila Real. Os jovens Deputados eleitos pelas Escolas colocaram-lhe perguntas da política nacional e do funcionamento do Parlamento.
Perto das 11h20, cada Escola passou à apresentação das medidas que integravam o seu projeto e recomendação e foi aberta a discussão para a pedido de esclarecimentos aos Deputados sobre as medidas apresentadas. Os projetos de recomendação das diferentes escolas foram votados ,obtendo o projeto da Escola Secundária/3 S. Pedro o maior número de votos. Seguiu-se um período de discussão para aditamento ou eliminação de medidas do projeto selecionado.
A sessão foi reaberta às 14h30 e assim se iniciou a discussão das sugestões de alteração de medidas propostas pelos grupos. No seguimento destes debates ocorreu uma discussão acesa sobre o aditamento de uma medida da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, não sendo esta aprovada.
Procedeu-se à eleição dos Deputados das Escolas que representarão o nosso Distrito na Assembleia da República em Lisboa.
Os Deputados eleitos em representação do Distrito e que defenderão o Projeto de Recomendação aprovado na Sessão Distrital foram: André Miguel Sequeira de Sousa Abraão e António Pedro Freire Martins Magalhães Rocha, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco; Erica Miranda Amaral e Inês Sofia Lima Monteiro, da Escola Secundária/3 S. Pedro. O porta-voz eleito para representar o Distrito de Vila Real foi o Deputado André Abraão.
Perto do encerramento da Sessão, foi apresentado o tema mais votado e escolhido para o próximo ano letivo: Ultrapassar a Crise.
A sessão Distrital do Parlamento dos Jovens foi encerrada às 16h30.
A Escola Secundária Camilo Castelo Branco está de parabéns pela excelente prestação dos seus Deputados representantes e pelo excelente projeto de recomendação que levaram à discussão. Estamos certos de que estão à altura de representar dignamente o Distrito de Vila Real na Assembleia da República, em Lisboa, nos próximos dias 7,  8 e 9 de Maio.

A Jornalista: Joana Guedes ( 9º F, nº 13)

Sem comentários: