Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 20 de março de 2012

Sessão de esclarecimento sobre “Consumo de substâncias psicoativas em adolescentes”.

“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”. M. Gandhi
 No dia 19 de março decorreram duas sessões de esclarecimento sobre “Consumo de substâncias psicoativas em adolescentes”. No período da manhã decorreu uma sessão dirigida aos alunos do ensino básico (9º ano) e, no período da tarde, teve lugar uma nova sessão, desta vez para alunos do ensino secundário (10º ano). Esta iniciativa, integrada na Camiliana e no Plano Anual de Atividades do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno da ESCCB, contou com a participação da Dr.ª Carolina Pardelinha, Psicóloga Clínica do CRI de Vila Real.
A Dr.ª Carolina Pardelinha começou por divulgar a natureza e finalidade do CRI de Vila Real e, neste âmbito, esclareceu que a mudança de nome de CAT (Centro de atendimento a toxicodependentes) para CRI (Centro de Respostas Integradas) surgiu pela necessidade de retirar a estigmatização e preconceito associados aos CAT, em particular, e ao fenómeno das toxicodependências, em geral.

De seguida, conduziu uma apresentação em PowerPoint sobre os diferentes tipos de substâncias psicoativas (estimulantes, perturbadoras e depressoras), destacando os efeitos nocivos resultantes de um uso continuado de tais substâncias. A distinção entre substâncias lícitas e ilícitas também foi abordada, assim como a tolerância sociocultural em relação ao consumo de álcool, “umas das drogas mais perigosas”, no entender de Carolina Pardelinha.
O público mostrou-se atento e participativo e apreciou o estilo de comunicação da nossa oradora, um estilo marcado pela espontaneidade e descontração. Uma forma de estar que, sem dúvida, facilitou a interação com o público-alvo e a transmissão da mensagem.
No período da manhã, esteve, ainda, presente a Dr.ª Graça Costa, Técnica superior do núcleo distrital de Vila Real da EAPN Portugal (associação de solidariedade social que há 20 anos luta contra a pobreza e exclusão social no nosso país). Cabe referir, uma vez mais, o valor da parceria iniciada em 2009 entre a ESCCB e a EAPN e que tem permitido levar a cabo, nos últimos anos, diversas iniciativas, no contexto da formação cívica e cultural dos nossos alunos.
Por fim, as palavras sábias de M. Gandhi, por diversas vezes citado pela nossa oradora: «um “não” dito com convicção é melhor e mais importante que um “sim” dito meramente para agradar ou, pior ainda, para evitar complicações.»


                            
Enviado por Fernanda Botelho

Sem comentários: