Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo


Juntos pelo Autismo



O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo assinalou-se no dia 2 de abril, com iniciativas por todo o mundo, desde a iluminação de edifícios públicos a debates sobre a vida e inclusão dos cidadãos que sofrem desta síndrome.

A nossa escola não ficou indiferente e, nesse sentido, desenvolveu um conjunto de atividades para sensibilizar toda a comunidade educativa. Com esta visou-se reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. A ONU estima que uma em cada 150 pessoas sofra desta condição.

Neste contexto, o grupo de docentes de Educação Especial, envolveu toda a comunidade educativa para a concretização das atividades, nomeadamente, através da divulgação de informação sobre a temática assinalada, com a leitura de um flyer pelos Diretores de Turma e da escrita de uma mensagem de sensibilização, sobre a problemática, em peça de puzzle (pré-elaborada).  Foram colocadas, igualmente, duas faixas azuis celeste, em cetim, nas laterais da frontaria da escola.

Aos alunos foram distribuídas fitas azuis, para usarem como pulseira, contendo a mensagem “Juntos pelo autismo” e à restante comunidade educativa foram distribuídos laços azuis que colocaram ao peito.




Sem comentários: