Participaram um número muito elevado de alunos que registaram mensagens e teceram alguns comentários à actividade.
Transcrevemos alguns dos comentários dos alunos envolvidos: “ A ideia foi muito interessante. Escrevemos várias mensagens de apoio, carinho, esperança. Gostámos de dizer a muitas crianças, pobres e infelizes que estamos com eles, que os entendemos. Deixámos a sugestão de proteger o ambiente e ajudar as vítimas de catástrofes, as crianças, os jovens, todos. (…) Gostámos de partilhar a nossa mensagem com as dos outros alunos da Escola. É bom escrevermos mensagens de afecto para uma pessoa especial, para o nosso namorado ou amigo… É bom escrevermos mensagens de amor para uma pessoa especial. (…)
A mensagem do “Autor desconhecido” agradou-nos muito. Queremos contribuir para melhorar as relações de afecto, de carinho, de paz, de amor. A todos … na Escola e no Mundo. (…)
Vamos repetir esta experiência que foi muito interessante, escrevendo e amando.”
Enviado por Brízida Azevedo
À Tua Procura!...
A partir dos objectivos do PES foi arquitectado o Projecto de Educação Sexual da turma E do 8º ano, “À Tua Procura!...”, coordenado pela docente Lurdes Lúcio, com enfoque para:
- Valorização da sexualidade e afectividade entre as pessoas no desenvolvimento individual e a melhoria dos relacionamentos afectivo sexuais dos jovens.
No âmbito deste projecto foi realizada anteriormente a actividade “Os Relacionamentos Afectivos dos Jovens!...”, uma actividade de articulação entre o projecto referido, o Projecto Educação Para a Saúde (PES) e a Sala de Estudo tendo decorrido na Escola, entre os dias 14 e 25 de Fevereiro.
Para dar continuidade ao projecto de Educação Sexual, os alunos da turma E , 8º ano, com a participação dos Pais e Encarregados de Educação, vai levar a cabo, na Camiliana, uma dramatização com o mesmo título do projecto.
“Os “actores” estão a pisar o “palco” pela 1ª vez mas as emoções fervilham dentro de si, pelo que a conciliação entre o educativo, prático e o emocional não se afigura pacífica, nesta singela dramatização.
A jovem Joana de um meio sociocultural diferente dos outros jovens da turma encontra grandes dificuldades de integração. O enfoque na amizade, na partilha, no afecto, no respeito mútuo, acaba por “fundir a turma” num grupo coeso e solidário.
Enviado por Lurdes Lúcio
Sem comentários:
Enviar um comentário