Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 29 de junho de 2012

VIAGEM À CANTÁBRIA

VIAGEM À CANTÁBRIA – PÁSCOA 2012


Quinta-feira, 29 de Março de 2012. O autocarro que levaria alunos do secundário e professores do nosso Liceu Camilo Castelo Branco à Região da Cantábria, norte de Espanha, chegou às 06:00 à paragem da Nossa Senhora da Conceição. A escuridão da noite deu lugar à claridade da manhã já durante a viagem sempre animada de mais de 300 km até León, a primeira paragem. A cidade mostra inúmeras ruas históricas e belos edifícios, como é o caso da Catedral gótica, cujo interior imponente visitámos, com os seus enormes vitrais coloridos. Esta parte da cidade encontra-se dentro das antigas muralhas e fechada ao trânsito, o que permite visitar, passear e repousar livremente nas largas praças. De volta ao autocarro, fizemos o percurso final até Liencres, uma pequena vila, a 10 Km de Santander, onde ficámos hospedados. Já acomodados no hotel, a refeição do jantar acabou por nos lembrar, como quase a todos os portugueses no estrangeiro, as saudades dos nossos pratos nacionais.
 No dia seguinte, depois da dormida a escassos metros da praia, viajámos para explorar as montanhas cobertas de neve, os Picos de Europa. Parte do percurso foi realizado por uma estrada apertada e sinuosa na base de um gigantesco vale, muralhado por enormes formações rochosas. Em Fuente Dé, subimos no teleférico mais de 800 metros em direção ao coração dos Picos, um cume nevado onde as rochas escuras contrastavam com o branco, não só da paisagem mas também da roupa dos alunos e professores depois da natural guerra de bolas de neve. O almoço, depois de descida a montanha, foi em Potes, uma pequena e acolhedora vila por onde passeamos à beira-rio, com a serra como pano de fundo. Na parte da tarde, visitámos o Mosteiro de Liébana, que conserva o que se acredita ser uma porção da verdadeira cruz de Cristo, que tivemos oportunidade de ver e tocar. Antes do regresso ao hotel, tivemos ainda tempo de, voltando ao litoral, visitar San Vicente de la Barquera, vila que se debruça sobre o mar e donde se observa uma paisagem formidável desde o topo das muralhas.
No sábado, depois de uma viagem de mais de uma hora, onde o sentido de oportunidade da nossa guia impedia um descanso merecido no autocarro, dirigimo-nos a Bilbao, cidade do País Basco. Nesta cidade, de antigos edifícios que se misturam com as construções modernas, visitámos o espantoso Museu Guggenheim de arte contemporânea, cujas faces curvas complexas, feitas de titânio, fazem lembrar um navio quando visto do rio. Depois de um passeio pelas ruas estreitas da zona antiga da cidade, e depois de um almoço de sanduiches trazidas do hotel, fomos até Castro Urdiales, uma bonita cidade costeira com uma imponente igreja gótica do século XIII. Seguiu-se uma ida à praia, na vila de Laredo, com um areal até perder de vista.

                                      Castro de Urdiales.



                                     Em Fuente Dé - Picos da Europa.
Foi no quarto dia de viagem que visitámos a capital da comunidade autónoma da Cantábria, Santander, começando pela Catedral de estilo gótico. À saída do monumental edifício, deparámo-nos com uma procissão religiosa, onde por momentos quase nos infiltrámos. Na Península de la Magdalena, ainda na cidade, passeámos pelos jardins do palácio de mesmo nome, que contempla três pequenas caravelas e um zoo com pinguins e focas. A viagem seguinte de meia hora levou-nos a Comillas, uma vila pequena que tem, no entanto, grandes edifícios emblemáticos, como é o caso do Palácio de Sobrellano, da Universidade Pontifica e do “El Capricho”, desenhado por Gaudi. Ainda houve tempo de visitar Santillana del Mar, uma localidade nostálgica que parece enclausurada no tempo, preservando apenas os edifícios medievais e históricos.
No dia 2 de Abril, a principal atração foi o Parque de la Naturaleza de Cabárceno, um enorme espaço onde uma grande diversidade de espécies, como ursos, avestruzes, elefantes e girafas, vive em regime de semiliberdade, o que nos permitiu aproximar das cercas e observar os animais como no seu habitat selvagem. O parque possui também um reptilário, divertidos espetáculos de leões-marinhos e várias espécies botânicas. Depois do almoço, voltámos a Santander para uma tarde livre para passear e fazer compras.
Com as temperaturas sempre muito amenas, apenas o último dia viu céu nublado, mas pouca chuva. Tivemos uma manhã livre para recuperar energias e iniciámos a viagem de regresso a Vila Real, com uma última paragem em Burgos. Depois de um passeio pela cidade, ainda houve tempo de nos perdermos pelas ruas e avenidas e de converter os 5 minutos que tínhamos em 40 minutos que usámos para visitar a Catedral gótica, tal era a quantidade de salas e corredores cheios de espantosas obras de arte. A viagem de autocarro até à nossa cidade, apesar de longa, foi como sempre bem disposta e mostrou bem a união de grupo e as novas amizades que se fizeram, uma das partes mais importantes de viajar.



                            Museu Guggenheim - Bilbao



                                   Parque natural de Cabarceno.

                               
Texto de Pedro Baptista – 12ºA

Sem comentários: