Uma viagem, uma partida
Hoje acordei e lembrei-me de
si, recordei-me que já passaram exatamente três meses desde que partiu.
Em primeiro lugar, acho que
ainda não aceitei que os verões passados na sua casa da aldeia na companhia da
avó acabaram; é assustador pensar que nestas férias, quando entrar na sala, já
não vai lá estar para me abraçar e partilhar as suas histórias comigo...
Em segundo lugar, tem sido
cada vez mais difícil ir a Arnadelo, pois ver as suas amigas, entrar no seu
quarto, no jardim, faz emergir em mim uma saudade inexplicável… Sinto que há
algo que me faz falta. Há três meses que nada consegue consolar-me por
completo.
Na verdade, a partida de alguém
deixa-nos sempre mais sensíveis e sozinhos.
Lembrar-me da maneira como
lutou e nunca desistiu até ao último segundo, faz-me ter ainda mais orgulho da
mulher maravilhosa que me viu crescer e me ajudou a ultrapassar todos os
momentos menos bons pelos quais passei.
Efetivamente, é impossível
não me orgulhar de si: criou oito filhos, com “garra” e determinação, fazendo
com que nada lhes faltasse e, acima de tudo, fez com que sempre fôssemos uma
família unida, que apesar de todas as adversidades venceu e a deixou orgulhosa.
Sabemos que, embora hoje em parte incerta, está a olhar por nós e a acompanhar
o nosso percurso.
Hoje,
que já não está aqui, pergunto-me porque é que não parei o tempo naquelas
tardes soalheiras enquanto conversávamos naquele que era o nosso banco, o nosso
refúgio, no seu jardim...
Maio 2015
Eva Fontinha, 10.º B
Aprender Português: o fim de uma etapa
No 10.º
ano a disciplina de Português revelou-se muito importante, devido à quantidade
de conhecimento adquirido. Vamos referir, muito sinteticamente, algumas
impressões que retemos na memória.
Em primeiro lugar, aprendemos a compreender e
interpretar textos do domínio transacional e dos media No decorrer do primeiro
trimestre lemos o livro intitulado “ O Carteiro de Pablo Neruda”, de António
Skármeta. Relativamente ao primeiro período, a atividade realizada de que mais
gostámos foi a leitura do livro anteriormente referido.
Seguidamente, no segundo período, estudámos textos
de carácter autobiográfico assim como o tema Poetas do Século xx, no qual analisámos
obras poéticas singulares. De todos os poemas lidos o que nos cativou mais foi
“Porque”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ainda neste período, efetuámos a
leitura de um dos volumes do “Diário” de Miguel Torga.
Finalmente, no terceiro período, lemos e
interpretámos vários contos. Tivemos ainda o prazer de receber a Doutora
Elisabete Matos, que foi convidada pela nossa professora para a realização o projeto
LER CONSIGO. Na nossa opinião, a visita da Dra. Elisabete foi deveras
interessante e apreciámos muito a sua disponibilidade para poder comparecer na
nossa aula.
Concluindo, este ano foi muito importante a
nível da disciplina de Português devido aos conhecimentos adquiridos que nos
ajudaram a desenvolver as nossas capacidades cognitivas.
Patrícia Martins, Nº 24. 10.ºB
Helena Pires, Nº 15, 10.ºB
Apesar de ser a nossa língua materna, aprender Português ajuda-nos a desenvolver as nossas capacidades de oralidade e de interpretação.
Em primeiro lugar, o Português contribuiu para o nosso desenvolvimento pessoal a nível da oralidade, isto é, ao longo deste ano lectivo, com a preparação das orais para esta disciplina, foram aparecendo dificuldades que nos fizeram procurar ajuda, principalmente junto da nossa professora. No momento da apresentação do nosso esforço e trabalho sentíamo-nos, frequentemente, inseguros e com “medo do público”, ou seja, dos nossos colegas, uma vez que era a primeira avaliação oral desta etapa da nossa vida. Contudo a professora sempre afirmava que éramos capazes de fazer melhor e que estávamos a preparar-nos para o futuro.
Em segundo lugar, aprender a interpretar textos de diferentes tipologias durante este ano ajudou-nos a descobrir mais facilmente sentidos implícitos de palavras e frases o que contribuiu, também, para a nossa vida fora da escola, ou seja, para sabermos decifrar e compreender textos que nos são apresentados no dia a dia.
Assim, a aprendizagem adquirida durante este décimo ano vai ajudar-nos a desenvolver melhor o próximo ano, visto que conseguimos enriquecer o nosso conhecimento.
Concluindo, o Português é a base de todas as formas de expressão e é uma ferramenta fundamental em todas as etapas da vida.
Apesar de ser a nossa língua materna, aprender Português ajuda-nos a desenvolver as nossas capacidades de oralidade e de interpretação.
Em primeiro lugar, o Português contribuiu para o nosso desenvolvimento pessoal a nível da oralidade, isto é, ao longo deste ano lectivo, com a preparação das orais para esta disciplina, foram aparecendo dificuldades que nos fizeram procurar ajuda, principalmente junto da nossa professora. No momento da apresentação do nosso esforço e trabalho sentíamo-nos, frequentemente, inseguros e com “medo do público”, ou seja, dos nossos colegas, uma vez que era a primeira avaliação oral desta etapa da nossa vida. Contudo a professora sempre afirmava que éramos capazes de fazer melhor e que estávamos a preparar-nos para o futuro.
Em segundo lugar, aprender a interpretar textos de diferentes tipologias durante este ano ajudou-nos a descobrir mais facilmente sentidos implícitos de palavras e frases o que contribuiu, também, para a nossa vida fora da escola, ou seja, para sabermos decifrar e compreender textos que nos são apresentados no dia a dia.
Assim, a aprendizagem adquirida durante este décimo ano vai ajudar-nos a desenvolver melhor o próximo ano, visto que conseguimos enriquecer o nosso conhecimento.
Concluindo, o Português é a base de todas as formas de expressão e é uma ferramenta fundamental em todas as etapas da vida.
Francisco Calejo, n.º14, 10.ºB
A escola
tem como objetivo impulsionar os alunos para a vida e prepará-los para
possíveis obstáculos que poderão encontrar no futuro.
Particularmente, a disciplina de Português
ajuda-nos a desenvolver capacidades, como por exemplo, a de compreensão,
interpretação e leitura. Sentimos que evoluímos, relativamente ao ano anterior,
sendo que esta evolução se reflete a nível da socialização e na forma como
interpretamos um texto.
Após um difícil e trabalhoso ano letivo chegamos,
finalmente, ao fim de uma etapa da qual saímos enriquecidos, no que respeita a
conhecimentos, e preparados para enfrentar um novo ano.
Concluindo, podemos afirmar que Português é
importante na nossa vida ajudando-nos nos vários parâmetros que referimos.
11 de Junho de 2015
Helena Carvalho, nº16 10.ºB
Sem comentários:
Enviar um comentário