Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Impressões

Uma viagem, uma partida


Hoje acordei e lembrei-me de si, recordei-me que já passaram exatamente três meses desde que partiu.
Em primeiro lugar, acho que ainda não aceitei que os verões passados na sua casa da aldeia na companhia da avó acabaram; é assustador pensar que nestas férias, quando entrar na sala, já não vai lá estar para me abraçar e partilhar as suas histórias comigo...
Em segundo lugar, tem sido cada vez mais difícil ir a Arnadelo, pois ver as suas amigas, entrar no seu quarto, no jardim, faz emergir em mim uma saudade inexplicável… Sinto que há algo que me faz falta. Há três meses que nada consegue consolar-me por completo.
Na verdade, a partida de alguém deixa-nos sempre mais sensíveis e sozinhos.
Lembrar-me da maneira como lutou e nunca desistiu até ao último segundo, faz-me ter ainda mais orgulho da mulher maravilhosa que me viu crescer e me ajudou a ultrapassar todos os momentos menos bons pelos quais passei.
Efetivamente, é impossível não me orgulhar de si: criou oito filhos, com “garra” e determinação, fazendo com que nada lhes faltasse e, acima de tudo, fez com que sempre fôssemos uma família unida, que apesar de todas as adversidades venceu e a deixou orgulhosa. Sabemos que, embora hoje em parte incerta, está a olhar por nós e a acompanhar o nosso percurso.
Hoje, que já não está aqui, pergunto-me porque é que não parei o tempo naquelas tardes soalheiras enquanto conversávamos naquele que era o nosso banco, o nosso refúgio, no seu jardim...

Maio 2015
Eva Fontinha, 10.º B

Aprender Português: o fim de uma etapa


 No 10.º ano a disciplina de Português revelou-se muito importante, devido à quantidade de conhecimento adquirido. Vamos referir, muito sinteticamente, algumas impressões que retemos na memória.
Em primeiro lugar, aprendemos a compreender e interpretar textos do domínio transacional e dos media No decorrer do primeiro trimestre lemos o livro intitulado “ O Carteiro de Pablo Neruda”, de António Skármeta. Relativamente ao primeiro período, a atividade realizada de que mais gostámos foi a leitura do livro anteriormente referido.
Seguidamente, no segundo período, estudámos textos de carácter autobiográfico assim como o tema Poetas do Século xx, no qual analisámos obras poéticas singulares. De todos os poemas lidos o que nos cativou mais foi “Porque”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ainda neste período, efetuámos a leitura de um dos volumes do “Diário” de Miguel Torga.
Finalmente, no terceiro período, lemos e interpretámos vários contos. Tivemos ainda o prazer de receber a Doutora Elisabete Matos, que foi convidada pela nossa professora para a realização o projeto LER CONSIGO. Na nossa opinião, a visita da Dra. Elisabete foi deveras interessante e apreciámos muito a sua disponibilidade para poder comparecer na nossa aula.
Concluindo, este ano foi muito importante a nível da disciplina de Português devido aos conhecimentos adquiridos que nos ajudaram a desenvolver as nossas capacidades cognitivas.

Patrícia Martins, Nº 24. 10.ºB
Helena Pires, Nº 15, 10.ºB


Apesar de ser a nossa língua materna, aprender Português ajuda-nos a desenvolver as nossas capacidades de oralidade e de interpretação.
Em primeiro lugar, o Português contribuiu para o nosso desenvolvimento pessoal a nível da oralidade, isto é, ao longo deste ano lectivo, com a preparação das orais para esta disciplina, foram aparecendo dificuldades que nos fizeram procurar ajuda, principalmente junto da nossa professora. No momento da apresentação do nosso esforço e trabalho sentíamo-nos, frequentemente, inseguros e com “medo do público”, ou seja, dos nossos colegas, uma vez que era a primeira avaliação oral desta etapa da nossa vida. Contudo a professora sempre afirmava que éramos capazes de fazer melhor e que estávamos a preparar-nos para o futuro.
Em segundo lugar, aprender a interpretar textos de diferentes tipologias durante este ano ajudou-nos a descobrir mais facilmente sentidos implícitos de palavras e frases o que contribuiu, também, para a nossa vida fora da escola, ou seja, para sabermos decifrar e compreender textos que nos são apresentados no dia a dia.
Assim, a aprendizagem adquirida durante este décimo ano vai ajudar-nos a desenvolver melhor o próximo ano, visto que conseguimos enriquecer o nosso conhecimento.
Concluindo, o Português é a base de todas as formas de expressão e é uma ferramenta fundamental em todas as etapas da vida.

Carina Matos, n.º5, 10.ºB
Francisco Calejo, n.º14, 10.ºB

 A escola tem como objetivo impulsionar os alunos para a vida e prepará-los para possíveis obstáculos que poderão encontrar no futuro.
 Particularmente, a disciplina de Português ajuda-nos a desenvolver capacidades, como por exemplo, a de compreensão, interpretação e leitura. Sentimos que evoluímos, relativamente ao ano anterior, sendo que esta evolução se reflete a nível da socialização e na forma como interpretamos um texto.
Após um difícil e trabalhoso ano letivo chegamos, finalmente, ao fim de uma etapa da qual saímos enriquecidos, no que respeita a conhecimentos, e preparados para enfrentar um novo ano.
Concluindo, podemos afirmar que Português é importante na nossa vida ajudando-nos nos vários parâmetros que referimos.


11 de Junho de 2015

Helena Carvalho, nº16 10.ºB
Ricardo Rodrigues, nº25 10.ºB

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