Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sábado, 21 de março de 2020

Dia mundial da poesia



Dia Mundial da Poesia



Tempos sombrios 
no calendário dos dias arrastados, 
árvores em flor anunciam a primavera, 
a cada respirar percebemos a passagem 
do tempo de forma silenciosa e tímida 
como os ponteiros do velho relógio.

E eu? Em casa. 
E nós? Em casa, assim espero eu.  
Saudades dos amanheceres apressados,  
dos tempos livres,
das conversas fora de casa
com este e aquele, 
com o mundo à nossa volta. 

Saudades da rotina que antes era reclamada.  
Saudades das batatas fritas, dos sonhos
na casa da minha avó. 
Hoje, o mundo chora de saudade,  
chora de compaixão,
chora de dor e de medo. 

É preciso amar mais,  
é preciso zelar pelos nossos velhinhos.
Saudades dos beijos e abraços apertados,
garantia de um dia feliz. 
O tempo está feio, triste,
mas eu, para não enlouquecer,
prefiro ficar 
com a certeza de dias melhores, 
recheados de pensamentos bons a cada novo raiar do dia.
Quem sabe amanhã não seja um dia ao ar livre? 

Ah, sim!  
Eu quero dias ao ar livre,  
repletos de beijos e abraços 
e a minha alegre rotina de volta,
Jogar à bola,  
voltar para a escola
andar livremente pelas ruas 
sem nenhum
inimigo oculto à espreita. 
Quem sabe, amanhã?

Gonçalo Figueiredo, 9.ºB




SOBRE OS AMIGOS


Não há palavras para explicar
Como é verdadeiros amigos ter
Não há maneira de falar
Quem os iria descrever?

Tem amigos mais espertos
Também os que podem mais
Tem aqueles mais abertos
E os que têm vários ideais.

Tem amigos mais pacientes
Que aconselham sempre a gente
Tem aqueles mais inteligentes
Que para tudo usam a mente.

Na amizade não existe preconceito
Não importa o seu jeito
Só amor e respeito
Nela todo mundo é aceite

Mário Coutinho, 9º I 






Saudades

Saudades de ti
Saudades de te tocar
Saudades daquela dor
Que me põe a chorar…

Sozinha neste mundo
No meio desta multidão
Tento ser forte
Mas caio no chão.

Apesar de cair várias vezes
Levanto-me de cabeça erguida
As pessoas perguntam-me
Se eu estou bem
Mas por dentro… sinto-me perdida.

Beatriz Barreiro, 9º I 




Nunca




Nunca digas amo-te…se não te interessa.
Nunca fales sobre os sentimentos… se estes não existem.
Nunca toques numa vida… se não pretendes abrir o coração.
Nunca olhes nos olhos de alguém… se não queres vê-lo derramar lágrimas por ti.
A coisa mais horrível e cruel que alguém pode fazer
É permitir que se apaixonem por ela 
Quando não a pretendem ter.

Joana Borges, 9º B





Sem comentários: