Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Comemorações do Ano Internacional da Astronomia - AIA 2009

O Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) será uma celebração global da astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse a nível mundial não só na astronomia, mas na ciência em geral, com particular incidência nos jovens.
O AIA2009 assinala o passo de gigante que constituiu a primeira utilização do telescópio para observações astronómicas por Galileu, e retrata a astronomia como uma iniciativa científica pacífica que une os astrónomos numa família internacional e multicultural, trabalhando em conjunto para descobrir as respostas para algumas das questões mais fundamentais para a Humanidade. O AIA2009 é, antes de mais nada, uma actividade para os cidadãos do Planeta Terra. Pretende transmitir o entusiasmo pela descoberta pessoal, o prazer de partilhar conhecimento sobre o Universo e o nosso lugar nele e a importância da cultura científica.
A maior parte das actividades do AIA2009 terá lugar a vários níveis: local, regional e nacional. Alguns países formaram já comités nacionais para preparar actividades para 2009. Estes comités constituem colaborações entre astrónomos amadores e profissionais, centros de ciência e comunicadores de ciência.
É uma iniciativa que visa um estreito contacto e ligação entre as comunidades astronómicas (ditas) profissionais e amadoras e entre estas e o público em geral. Uma atenção especial deverá ser dada aos públicos mais jovens e estudantes.

Objectivos:
- Contribuir para a divulgação da cultura científica;
- Divulgar as aplicações da matemática nas outras áreas da ciência;
- Motivar o entusiasmo dos alunos pela descoberta;
- Fomentar o gosto dos alunos pela ciência;
- Estimular alunos e professores a debruçarem-se sobre problemas da ciência;
- Estimular o prazer da partilha do conhecimento sobre o Universo e sobre o lugar de cada um nós nesse mesmo Universo.

Intervenientes:
- Alunos da turma B do 10ºano;
- Professor de Matemática - António Teixeira;
- Outros interessados
- Poderá se uma óptima oportunidade para desenvolver a interdisciplinaridade.

Sem comentários: