Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

segunda-feira, 24 de março de 2014

LICEU: Peddy-paper 2014

Pareciam bandos de pardais à solta, os putos…


Na tarde de dia 17 de Março, no centro da nossa cidade, instalou-se um desassossego pouco comum. Não raras pessoas paravam, olhavam e tentavam adivinhar o que fazia correr tantos grupos de jovens, rapazes e raparigas de papel e caneta na mão, algumas vezes entrando e saindo de estabelecimentos comerciais, com a brevidade de quem vê o tempo a fugir. Outras, detendo-se, interrogativamente e com pressa, frente a um edifício, a uma placa ou a um cruzamento. Por vezes, as pessoas eram por eles abordadas. Queriam saber coisas estranhas como onde se situava o palácio dos marqueses de Vila Real ou o que procuravam os filósofos pré-socráticos. Achada e registada, ou não, a resposta, a correria continuava, no meio de orientações e indicações contraditórias, cada um tentando fazer valer a sua certeza, numa inquietação e alvoroço próprios, não só da sua idade mas também de quem quer fazer depressa e bem.
E, pelo menos a um dos transeuntes, a correia destes jovens pareceu-lhe, tal e qual, a inquietude de que fala aquela canção de tempos idos, mas ainda atual.
Parecem bandos de pardais à solta, os putos…são como índios, capitães da malta…
De onde teriam sido soltos estes pardais?
Por quem corriam estes putos?
Por quê as interrogações destes índios?
Os pardais, cerca de três centenas e meia de alunos do ensino básico e secundário, foram soltos das salas de aula do Liceu.
Os putos corriam pela Escola Secundária Camilo Castelo Branco, dando vida ao peddy-paper, um hábito que ameaça juntar-se às várias e ricas tradições de um senhor que conta já 176 anos, o nosso Liceu. Esta atividade, organizada pela cooperação entre professores de Geografia, História, Economia, Inglês, Educação Física, Matemática e Filosofia, tem sido realizada ininterruptamente nos últimos anos, durante a comemoração do dia do patrono da Escola.
Estes índios interrogavam-se na busca de conhecimentos sobre a nossa cidade. Tinham que mostrar que também sabiam olhar com olhos de ver para lugares pelos quais passavam todos os dias e os quais, afinal, tinham segredos por descobrir. Tinham que mostrar que, afinal, os seus saberes académicos permitiam-lhes observar cada cantinho da nossa cidade com outros olhos de ver. E, cada bando, teria que mostrar que conseguia fazer melhor e mais rápido. Afinal, tudo isto era um jogo. Um jogo, do qual todos saíram mais sábios e mais capazes. Tal e qual o que acontece nas salas de aula. Só que, desta vez, a sala de aula transbordou os muros do Liceu e estendeu-se pela cidade.
A atividade foi um sucesso e os professores estão orgulhosos pela forma ordeira e responsável como os alunos se comportaram.
Estão todos de parabéns, com particular destaque para os alunos das equipas mais vencedoras, que conquistaram o primeiro lugar.
- No ensino Básico, O Gang dos Frescos, do 9ºD, equipa constituída pelos alunos Nuno Brandão, Carina Matos e Helena Carvalho.
- No ensino Secundário, As Invictas, do 10ºC, equipa constituída pelas alunas Bárbara Ribeiro, Bianca Varandas, Sofia Rodrigues e Tatiana Vilela.




A divulgação prévia.

Os vencedores: à direita,vencedores do Ensino Básico; à esquerda, vencedores do Ensino Secundário.
     

Sem comentários: