Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Visita de estudo - Lisboa, Fátima, Peniche e Óbidos

Nos dias 16 e 17 de Fevereiro, as turmas G e H do 12ºano realizaram uma visita de estudo a Fátima, Lisboa, Peniche e Óbidos.
A partida de Vila Real realizou-se às 07hoo em direcção a Fátima, local de almoço, seguido de uma visita livre pelo santuário. Depois seguimos para Lisboa. Aí, por volta das 14h30, visitámos, de uma forma pormenorizada, os espaços da Assembleia da República, sob a orientação do deputado José João Bianchi, a quem desde já agradecemos. Por volta das 15h30, assistimos ao plenário na Assembleia da República - interpelação ao governo/nº13/13 PCP, centrada na legislação laboral. Estavam presentes os Ministros da Presidência, Assuntos Parlamentares, do Trabalho e os deputados dos vários grupos parlamentares.
Às 17h, dirigimo-nos ao Inatel de Oeiras, onde pernoitámos. A noite cultural foi passada no Casino Estoril. Assistimos aí ao espectáculo "Fado - História de um Povo", de Filipe La Féria, onde se retratava as várias facetas do Fado ao longo da nossa história, dando-nos uma perspectiva da evolução desta forma de cantar, em termos históricos, sociológicos e de Direito.
No dia seguinte, até à hora do almoço, visitámos Peniche, essencialmente o Forte, com tradição histórica no período pré 25 de Abril de 1974.
Depois de visitarmos Óbidos, regressamos a Vila Real.
Foi uma visita muito agradável e proveitosa, da qual resultarão trabalhos que serão apresentados à comunidade no final do ano lectivo.


Santuário de Fátima.

Fátima - Igreja da Santíssima Trindade.


Assembleia da República.
Assembleia da República - Sala do Senado.

Entrada do Forte de Peniche.

Local onde esteve preso Álvaro Cunhal.


Forte de Peniche - Zona do "Segredo", local de tortura dos presos políticos.

Óbidos - Vista panorâmica.


Texto : Maria Rocha, 12ºH
Imagens: Professores e alunos.

Sem comentários: