Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Plano Nacional de Cinema



O Plano Nacional de Cinema é um programa de literacia fílmica e de divulgação de obras cinematográficas nacionais e internacionais junto do público escolar. A Escola Camilo Castelo Branco é uma das escolas nacionais abrangidas pelo programa, e desde 2014 tem apostado no desenvolvimento de instrumentos essenciais de leitura e interpretação de obras cinematográficas.
No dia 11 de maio, o filme “Gesto”, realizado por António Borges Correia e produzido por Fernando Centeio, foi projetado, na sala de cinema “Nos” do “Nosso Shopping” de Vila Real, para 140 alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco. 
O visionamento do filme “Gesto”, na sala de cinema, foi o culminar de um processo, iniciado em contexto de sala de aula, à volta das questões do mundo da língua gestual e problemas da inclusão da comunidade surda numa sociedade audiocêntrica. 
Aqui salientamos a participação dos alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial que, no início desta sessão, se dirigiram à plateia em língua gestual; gestos que aprenderam, autonomamente, apenas com o apoio das animações disponíveis na web. 
Agradecemos também a intervenção do subdiretor da nossa escola, professor Paulo Pomar, que destacou o lugar do PNC no projeto educativo de uma escola que, nos seus 170 anos de existência, nunca perdeu de vista o valor da cidadania ativa.
Os professores que formam a equipa do PNC da ESCCB, em Vila Real, acreditam que é através do conhecimento e da cultura que é possível construir um mundo melhor. Acreditam também que o cinema, essa máquina de empatia, pode dar uma importante ajuda na formação e transmissão de valores que se pretendem de igualdade e não discriminação.





Texto: Fernanda Botelho

Sem comentários: