Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O meu avô

Manuel Joaquim nasceu a 23-08-1937, em Lordelo, e morreu a 01-05-2011, também em Lordelo, e era meu avô.
O meu avô era sem dúvida um grande homem, como eu nunca antes havia conhecido assim alguém. Era uma pessoa extraordinária, sabia brincar e falar a sério. Em toda a sua vida lutou contra todos os obstáculos que o iam testando, sem nunca baixar os braços, o que o tornou um homem forte. Era muito meigo e brincalhão, mas também muito sério e compreensivo, enfim, tinha um pouco de tudo na sua personalidade.
Marcou-me e impressionou-me efectivamente por ter sempre uma palavra amiga e conveniente na altura, tinha a expressão facial que sentia que precisava de ver para me ajudar, e sempre me compreendeu sem nunca me ter julgado! Penso que era assim com toda a gente, era um bom homem, daqueles que não são fáceis de encontrar e, para mim, foi sempre um verdadeiro avô! Fiquei a admirá-lo imenso por todas as suas atitudes e pela personalidade que foi construindo ao longo de todo o tempo que vivi com ele.
Hoje, já não o tenho, mas guardo-o como um exemplo do que eu quero ser “quando for grande” e como uma “figura” em quem me baseio sempre que tomo alguma decisão. Presente ou não consegue sempre ajudar-me!

Ana Martins, 9ºG, nº1

Sem comentários: