Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 4 de março de 2010

Entrevista a Ana P.C. Ribeiro

“Envelhecer não existe, só para quem tem medo.”


Ana Paula Carvalho Ribeiro, Encarregada de Educação, mãe e gerente de uma empresa, a Lubrinor, fala-nos em primeira mão de alguns dos pormenores da sua vida.

Como se sente com 36 anos?
Bem, a idade ainda não pesa.

A ideia de envelhecer não a preocupa?
Não, envelhecer não existe, só para quem tem medo.

Com o tempo, o que aprendeu sobre si própria?
Aprendi a conhecer-me e aperfeiçoar-me para enfrentar novos desafios.
Que balanço faz da sua vida?
Positivo.

É ambiciosa?
Sim.

Como vê a sua família as suas ambições profissionais?

Vê bem, pois se não fosse ambiciosa não teria o que tenho hoje.

Isso deu-lhe motivação para seguir em frente?
Sim.
Alguma vez se sentiu desencorajada e com vontade de desistir?
Não.

Gosta do que faz?
Sim, muito.

O que sente quando fazem elogios ou criticas ao seu trabalho?
Desde que as críticas ou elogios tenham fundamento e que sejam construtivas, aceito-as.

Houve algum momento em que sentiu que estava a realizar um sonho?
Sim, sempre gostei de ter uma empresa (e consegui) e de fazer profissionalmente aquilo de que gosto. Em relação à vida pessoal sinto-me realizada.

Quando chega ao fim do dia e vai para casa em que pensa?
Fazer o jantar e estar junto da minha família. Mais tarde, planeio o dia seguinte.

Além da família e do trabalho, quais são os seus outros prazeres na vida?
Viajar e passear, gosto muito de conhecer novas culturas e lugares.

E o que não dispensa, por mais sobrecarregada que tenha a sua agenda?
Um apelo das minhas filhas.

É perfeccionista?
Tento ser.

Um defeito e uma qualidade que a definam.
Um defeito é ter pouca paciência, qualidade é saber perdoar.

Andreia Matos
Inês Martins, 10ºE

Sem comentários: