Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de Outubro, as professoras de Língua Portuguesa do 8º ano de escolaridade e os seus alunos relembraram à comunidade escolar a importância da alimentação no mundo actual e da necessidade de se cultivarem hábitos alimentares saudáveis. Para o efeito, foram elaborados cartazes contendo imagens e mensagens alusivas à temática e distribuídos panfletos informativos. Estes documentos foram colocados em placares no hall da entrada e nas mesas da cantina. Os alunos participaram activamente através da realização de textos de várias tipologias e aderiram, em grande número, ao almoço realizado especialmente para esse dia.


De 13 a 17 de Outubro, decorreu no refeitório da Escola a semana da Sopa integrada na comemoração do Dia Mundial da Alimentação que se assinala no dia 16.
Nesse dia a ementa foi melhorada, sem esquecer as regras da alimentação equilibrada e da dieta mediterrânica.



No que se refere à semana da sopa, foram seleccionadas as seguintes:

Nesta iniciativa participaram activamente algumas turmas do 9º Ano, assim como os respectivos docentes. Essa participação traduziu-se na elaboração de Pirâmides Alimentares e Rodas dos Alimentos que se encontram expostas no Átrio da Escola.
Foram também elaborados folhetos informativos acerca de alguns dos alimentos utilizados na confecção destas refeições, que seguem em anexo.
Esta iniciativa terá continuidade pois seguir-se-ão novas semanas temáticas, nomeadamente a dos cereais, das leguminosas, das frutas, ervas aromáticas…

O grupo da alimentação do Departamento de Ciências Naturais





Batata (Solanum tuberosum)


A batata é originária da América do Sul (região dos Andes). A cultura da batata remonta de cinco a seis mil anos. A batata foi o alimento base das sociedades andinas desde há longos tempos. Foi trazida do Peru pelos espanhóis durante o século XVI.

Qualidades alimentares e virtudes terapêuticas
- Os seus hidratos de carbono são compostos de 20% de amido que se transforma em açúcar sob o efeito da cozedura.
- É a melhor fonte alimentar de minerais, sobretudo de potássio (K), de ferro (Fe) e de iodo (I), evitando a desmineralização.
- Possui quantidades interessantes de vitaminas do complexo B, das quais a vitamina B3 que juntamente com o crómio constitui um factor de tolerância à glicose. A vitamina C está sobretudo pre­sente na batata nova, e vai diminuindo à medida do tempo de conservação.
- Quanto mais amarela for a sua cor interna, maior é a sua concen­tração de vitaminas.
- Pode ser usada (cozida no forno ou ao vapor) por diabéticos e pré-diabéticos.
- Pode ser acusada de engordar, mas apenas acontece quando é frita.
- Deve corrigir-se a imagem da batata. Só o modo de cozinhar deve ser condenado. A batata não é nociva, pelo contrário.
- A batata diminui os riscos de trombose coronária e normaliza a coagulação sanguínea dos cardíacos (o potássio ajuda a reduzir o efeito de factores de coagulação), arteriosclerose, hipertensão e também escorbuto.



Cebola (Allium cepa)

Ao falar da cebola estamos a falar do mais antigo legume com bolbo. Os Sumérios cultivavam-na já há mais de seis mil anos. A cebola parece provir da índia para alguns autores, para outros é
da Palestina. A cebola era o símbolo da inteligência na Antiga China, um alimento quase mágico para os Caldeus, um nutriente essencial para os Egípcios. A sua forma redonda evoca o cosmos e a imortalidade. Os Gregos e Romanos usavam muito a cebola. Sabe-se também que os construtores de pirâmides encontra­vam a sua força na cebola. Os Gauleses foram os primeiros a usarem a cebola para fazerem face aos rigores do Inverno.

Qualidades alimentares e virtudes terapêuticas

- Rica em sais minerais: cálcio (Ca), cobre (Cu), boro (B), potássio (K), manganês, (Mn), fósforo (P), enxofre (S) e vitaminas B, C, e PP.
- Consumida no princípio da refeição, a cebola abre o apetite. Actua efectivamente sobre as glândulas, favorecendo as secreções diges­tivas.
- Atribuem-se-Ihe virtudes ligeiramente laxativas, lenitivas (suavizantes), hipoglicémicas e também de favorecer o sono.
- Mesmo moderado o consumo de cebola permite um aporte em minerais e oligo-elementos pouco frequentes, tais como o selénio (Se), o manganês (Mn), o cobalto (Co), o flúor (F) e o molibdénio (Mb).


Ervilha (Pisum sativum)

Desde o VII milénio antes da nossa era que se encontram vestígios da existência da ervilha na alimentação no Sudoeste asiático. A ervilha era muito apreciada pelos Gregos e pelos Egípcios desde a Antiguidade. A «ervilha verde» ou «pequena ervilha» tal como é conhecida apare­ceu no século xv na Itália, depois na França. Foi introduzida na América no século XIX.
Existem duas grandes categorias de ervilhas frescas: as ervilhas de descascar e as ervilhas de quebrar. Encontram-se mais de mil varieda­des de ervilhas no mundo.

Qualidades alimentares e virtudes terapêuticas

- O seu teor em glícidos é elevado (12% a 14% em média).
- O seu teor proteico é elevado. A pequena ervilha encerra muitos minerais, sobretudo potássio (K), fósforo (P), zinco (Zn), ferro (Fe) e cobre (Cu).
- Os seus teores vitamínicos são globalmente elevados (sobretudo as vitaminas do grupo B).
- Combate a obstipação (graças à abundância das suas fibras), a fadiga física e a anemia.



Cenoura (Daucus carota var. sativa)


O país de origem da cenoura parece ser a Gália. Para alguns autores a cenoura provém da Ásia Menor, onde crescia em estado selvagem há já mais de três mil anos.

Qualidades alimentares e virtudes terapêuticas da cenoura
- A cenoura é um verdadeiro cocktail de saúde, um excelente tónico matinal.
- Refrescante, aperitivo e diurético, a cenoura deveria ter um dos melhores lugares na alimentação, por causa das suas virtudes e do seu sabor agradável. É uma amiga do fígado e do metabolismo hepatobiliar.
- A cenoura contém vitaminas A, B, e C, uma provitamina A (betaca­roteno) antioxidante. Contém açúcares simples (Ievulose e dextrose) directamente assimiláveis.
- A cenoura encerra até 7% de ferro (Fe), uma dose activa de cobre (Cu), sódio (Na), cálcio (Ca), fósforo (P), bromo (Br), iodo (I), zinco (Zn), manganês (Mn).
- É laxativa e diurética. No entanto, é útil em casos de obstipação e de diarreia (regulariza o trânsito intestinal), cicatriza e desinfecta a mucosa intestinal e estomacal.
- A vitamina A facilita a reprodução e o desenvolvimento das células, combatendo a deficiência da visão crepuscular e das cores (graças à sua forte concentração em provitaminas A e B9 carotenóides).


Abóbora (Cucurbita pepo/Cucurbita maxima)

De acordo com a história da alimentação, a abóbora era consumida na América Central seis mil anos antes da nossa era. Para numerosas tribos índias era um verdadeiro objecto de culto. As cucurbitáceas seriam originárias do continente sul-americano e foram importadas para a Europa no século XVI.

Qualidades alimentares e virtudes terapêuticas da abóbora
- Contém vitaminas A (sobretudo as abóboras de Inverno) e B9 (ácido fólico) e ácidos aminados. Rica em zinco (Zn), a abóbora melhora as funções glandulares da próstata.
- - É sedativa, refrescante, emoliente, peitoral, diurética, laxativa e pro­porciona ao organismo uma limpeza completa que impede as fer­mentações pútridas.
- - A abóbora actua sobre o pâncreas estimulando a secreção de insulina.
- - As suas pevides são recomendadas como antelmíntico não irritante nem tóxico para combater os parasitas intestinais.
- - Pelo seu conteúdo energético moderado, a sua riqueza em provitamina A (caroteno), a sua densidade elevada de minerais, oligo­-elementos e fibras, a abóbora responde aos atentados nutricionais actuais de protecção cardiovascular e de retardamento do enve­lhecimento.
- - Previne a cárie dentária e a descalcificação.

- As flores (abertas): as flores são comestíveis e decorativas. Perfumam as sopas, os crepes, as omoletas, etc.


Courgette (Cucurbita pepo)

Originária da América Central onde foi provavelmente consumida durante milénios.
A courgette moderna surgiu em Itália. Este legume tem uma forma parecida com a do pepino.

Qualidades alimentares e virtudes terapêuticas
- A courgette nova é rica em fibras solúveis (pectinas e proto-pectinas) o que lhe dá depois de cozinhada a sua consistência macia carac­terística e estimula ligeiramente o funcionamento dos intestinos. É laxativa, diurética e remineralizante.
- Quanto maior for a courgette mais rica é em celulose e hemicelulose ,e se torna fibrosa.
- Contém vitaminas A, B1, B2, B3 e B5, caroteno, enxofre, fósforo, magnésio, ferro.
- As suas sementes trituradas são utilizadas como vermífugo não­-tóxico, pelas suas propriedades benéficas sobre as vias urinárias e como anti-inflamatória da próstata.
- É interessante para a saúde cardiovascular regulando a hipertensão.
- Temperada com ervas aromáticas, convém ao regime sem sal.

Sem comentários: