Discurso da Presidente do Conselho Executivo
Drª Fátima Manuela Duro Rodrigues
Ex.º Convidados
Ex.º Pais e Encarregados de Educação
Ex.º Professores e restante comunidade educativa
Estimados Finalistas
Na qualidade de Presidente do Conselho Executivo desta que será sempre a vossa escola, permitam-me que vos apresente as minhas felicitações pelo sucesso do vosso trabalho, sem, no entanto, esquecer o esforço de todos quantos estiveram ao vosso lado nessa caminhada, nomeadamente os vossos Pais / Encarregados de Educação, os vossos professores e todos os outros elementos da comunidade educativa a quem igualmente felicito. Não vivemos isolados neste mundo, apesar de algumas pessoas insistirem em querer chegar sozinhos ao local que traçaram no mapa da sua vida. Quando temos sucesso, esquecemos frequentemente quem nos ajudou a alcançá-lo. Não foi esta a mensagem que vos transmitiram nesta escola e, por isso, esperamos que, mais tarde, possam recordar esta comunidade educativa com saudade e reconhecimento.
Este ano o Ministério da Educação criou o Dia do Diploma com o objectivo de “valorizar a importância da conclusão do Ensino Secundário, nível que o Governo estabeleceu como referência para a qualificação da população portuguesa”. No mesmo sentido, o ME criou um Prémio de Mérito para os melhores alunos dos cursos científico-humanísticos e cursos profissionais em cada escola. Com este prémio o ME pretende “reconhecer e valorizar o mérito, a dedicação, e o esforço no trabalho e desempenho escolares” dos melhores estudantes.
Estas são as razões pelas quais aqui nos reunimos, hoje, as melhores razões, sem dúvida. No entanto, como referi antes, esta escola ensinou-nos a não esquecer todos quantos por aqui passaram com muito mérito e sem cerimónia. Para esses alunos a minha palavra de apreço ( e uma salva de palmas).
Voltando a vós, caros finalistas, este diploma representa, certamente, muitas horas de trabalho, mas também de amizade e de partilha com toda a comunidade educativa. Espero que a próxima etapa da vossa vida seja coroada de sucesso e de felicidade. Dou voz ao poeta Miguel Torga que traduz na perfeição a mensagem que vos quero deixar:
Recomeça…
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.
Miguel Torga, Diário XIII
Até sempre!
Sem comentários:
Enviar um comentário