Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Matemática - Engenho 2

QUADRADO MÁGICO

Observa o quadrado. Atende à prioridade da multiplicação em relação à adição e à subtracção e coloca em cada O, um dos sinais +, , ou x, conforme achares conveniente.

UMA PIRÂMIDE ESTRANHA Observa o esquema e escreve em cada quadrado o número que falta.

A TOSSE DO JOÃO


O João passou a noite a tossir. O pai, que é médico, apresentou-se a dar-lhe um xarope, para ele tomar uma colher de seis em seis horas, e umas pastilhas, para chupar uma de quatro em quatro horas. O João tomou os dois medicamentos às cinco horas da manhã.
Passado quanto tempo voltará a tomá-los novamente?



OS CAÇADORES



Certo dia dois amigos foram à caça de coelhos, e quando chegaram a casa resolveram contar quantos tinham apanhado.
Então um deles fez a conta mais depressa e disse para o outro:
- Olha, se tu me deres um coelho, eu fico com o dobro dos teus e, se eu te der um, ficamos os dois com o mesmo número.
Quantos coelhos tinha cada um dos amigos?



RECTÂNGULOS

Observa a seguinte figura:

Quantos rectângulos tem a figura?


SÉRIE DE NÚMEROS
Observa a figura:

Atende aos números apresentados e completa o esquema, escrevendo o número conveniente.

O VASO
Como partir este vaso de modo a formar dois quadrados?


QUADRADOS

O quadrado pequeno tem 1m de lado e o grande 1,5m. Este tem um dos vértices no centro do quadrado pequeno. O lado do quadrado grande corta o lado do pequeno ao terço do seu comprimento.
Qual é a área da superfície da parte comum aos dois quadrados?









QUEM É QUEM?

“- Que diabo de coisas tão esquisitas há hoje. Ainda ontem tinha sido tudo tão normal!... Será que mudei de noite?... Vamos por partes: era mesmo eu quando me levantei esta manhã? Quer-me parecer que me lembro de me sentir um bocado diferente – mas, se não sou a mesma quem é que sou afinal? Aí é que está uma grande confusão...
Começou por lembrar-se de todas as meninas que conhecia com a sua idade, para ver se tinha trocado por alguma delas.
Tenho a certeza que não sou a Joana – disse – ela tem o cabelo todo aos caracóis e o meu não tem caracóis de espécie alguma; tenho a certeza que não sou a Filipa porque eu sei tudo, e ela não sabe muito. Depois sucede que ela é ela e eu sou eu...”
Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

A Alice já não sabe quem é, mas lembra-se que vive na mesma rua que a Filipa e a Joana e que, das três meninas uma é loira, outra é ruiva e a outra morena. A morena não tem caracóis; a Filipa, que não sabe nada, costuma pedir à loira que a ajude nos trabalhos de casa, e a loira costuma jogar xadrez com a Joana aos Domingos.
Será capaz de descobrir a cor do cabelo de cada uma das três amigas?

JOGO: “QUEM DIZ 100!”
Número de jogadores: 2
Como se joga?
Um dos jogadores diz um número inteiro de 1 a 10 (inclusive).
Os jogadores jogam alternadamente, adicionando ao último número mencionado um número inteiro escolhido de 1 a 10.
Quem ganha? Ganha o jogador que disser cem.

Consoante as épocas, encontramos simbologias diferentes. Assim, por exemplo, para um mesmo polinómio, é escrita desta forma por:









SOLUÇÕES DO ENGENHO 2



























OS CAÇADORES
O amigo que fez a conta tinha sete coelhos e o outro cinco.

























Sem comentários: