Deputados
1º efectivo - Guilherme Magalhães de Sousa, 9ºC
2º efectivo - Márcia Filipa Ferreira Rocha, 9ºD
Suplemente - Joana Filipa Ferreira dos Santos, 9ºD
Projecto de Recomendação
Exposição de Motivos
A adolescência é um período em que o risco é uma constante, pelas características próprias desta etapa da vida do ser humano, é um tempo de mudança. As grandes mudanças biológicas, psicológicas, cognitivas e sociais, características da adolescência, vão, como anteriormente referido, interferir nos seus comportamentos. Os adolescentes apresentam uma maior facilidade para integrar novos hábitos, em favor do seu meio social, chegando a confrontar-se com uma dualidade: apesar de bastante conscientes do que são hábitos de vida saudáveis, veiculados pelos pais e educadores, consideram a moda do fast-food, e por vezes a associação de comportamentos aditivos, praticada pelos seus pares, bastante atraente. A adopção de comportamentos adversos ao bom nível de saúde conduz ao aumento de problemas de ordem nutricional, nomeadamente, obesidade, hipertensão, cáries dentárias, cancro, entre outros, e de ordem psicológica e sociocultural, como a depressão e a inadaptação social, com repercussões na imagem corporal; os ligados ao consumo de substâncias “nocivas”, tanto as legais como as ilícitas e os ligados à vivência da sexualidade. A Escola é o local onde os jovens passam a maior parte do seu tempo, nela vivem as suas aventuras, dificuldades e angústias, procurando nela o apoio de que necessitam. A Escola tem cada vez mais que estar apta a dar resposta a esta expectativa. A Escola deve ser promotora de saúde deve oferecer oportunidades que favoreçam a saúde, mas para isso são também necessários os meios para que todos os que nela vivem e trabalham possam melhorar a sua saúde física e mental. Deve haver MAIS PROMOÇÃO, MAIS ACÇÃO, MAIS SAÚDE.
Medidas Propostas:
1ª Implementação de uma disciplina de carácter obrigatório para o ensino básico de “Educação para a Saúde e Cidadania”. Esta disciplina seria leccionada por um grupo multidisciplinar (nutricionista, psicólogo, médico) com o qual o Professor responsável articularia. As temáticas seriam abordadas em debate e trabalho de pesquisa. Poderiam assim, ser eliminadas as duas disciplinas de Formação cívica e Área de Projecto.
2ªCriar um grupo multidisciplinar na Escola (Psicólogo, nutricionista, Pedopsiquiatra), que possam desenvolver acções de divulgação dentro da área da saúde, criando uma dinâmica positiva nas Escolas. Podem dar apoio aos alunos em situações específicas que exijam a intervenção de um especialista e desenvolver com os alunos actividades de promoção de saúde.
3ª Aumentar os benefícios fiscais relativamente à agricultura biológica, de forma a permitir o seu maior desenvolvimento e poder reduzir-se deste modo o preço dos produtos incentivando as pessoas ao seu consumo e aumento os impostos sobre os fast-food e comida pré-confeccionada de forma a limitar ao máximo o seu consumo, proibindo-se ainda a entrada destes alimentos nas Escolas.
Exposição de Motivos
A adolescência é um período em que o risco é uma constante, pelas características próprias desta etapa da vida do ser humano, é um tempo de mudança. As grandes mudanças biológicas, psicológicas, cognitivas e sociais, características da adolescência, vão, como anteriormente referido, interferir nos seus comportamentos. Os adolescentes apresentam uma maior facilidade para integrar novos hábitos, em favor do seu meio social, chegando a confrontar-se com uma dualidade: apesar de bastante conscientes do que são hábitos de vida saudáveis, veiculados pelos pais e educadores, consideram a moda do fast-food, e por vezes a associação de comportamentos aditivos, praticada pelos seus pares, bastante atraente. A adopção de comportamentos adversos ao bom nível de saúde conduz ao aumento de problemas de ordem nutricional, nomeadamente, obesidade, hipertensão, cáries dentárias, cancro, entre outros, e de ordem psicológica e sociocultural, como a depressão e a inadaptação social, com repercussões na imagem corporal; os ligados ao consumo de substâncias “nocivas”, tanto as legais como as ilícitas e os ligados à vivência da sexualidade. A Escola é o local onde os jovens passam a maior parte do seu tempo, nela vivem as suas aventuras, dificuldades e angústias, procurando nela o apoio de que necessitam. A Escola tem cada vez mais que estar apta a dar resposta a esta expectativa. A Escola deve ser promotora de saúde deve oferecer oportunidades que favoreçam a saúde, mas para isso são também necessários os meios para que todos os que nela vivem e trabalham possam melhorar a sua saúde física e mental. Deve haver MAIS PROMOÇÃO, MAIS ACÇÃO, MAIS SAÚDE.
Medidas Propostas:
1ª Implementação de uma disciplina de carácter obrigatório para o ensino básico de “Educação para a Saúde e Cidadania”. Esta disciplina seria leccionada por um grupo multidisciplinar (nutricionista, psicólogo, médico) com o qual o Professor responsável articularia. As temáticas seriam abordadas em debate e trabalho de pesquisa. Poderiam assim, ser eliminadas as duas disciplinas de Formação cívica e Área de Projecto.
2ªCriar um grupo multidisciplinar na Escola (Psicólogo, nutricionista, Pedopsiquiatra), que possam desenvolver acções de divulgação dentro da área da saúde, criando uma dinâmica positiva nas Escolas. Podem dar apoio aos alunos em situações específicas que exijam a intervenção de um especialista e desenvolver com os alunos actividades de promoção de saúde.
3ª Aumentar os benefícios fiscais relativamente à agricultura biológica, de forma a permitir o seu maior desenvolvimento e poder reduzir-se deste modo o preço dos produtos incentivando as pessoas ao seu consumo e aumento os impostos sobre os fast-food e comida pré-confeccionada de forma a limitar ao máximo o seu consumo, proibindo-se ainda a entrada destes alimentos nas Escolas.
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