Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 12 de março de 2009

Parlamento dos jovens - " Camilo" A Escola Vencedora na Sessão Distrital



O “Parlamento dos Jovens” é um projecto da Assembleia da República, em colaboração com o Instituto da Juventude, com o intuito de cativar os jovens para a vida democrática e que tem vindo a ganhar considerável interesse e notoriedade. A participação é dividida em dois escalões: um para os estudantes do ensino básico e outro para os do secundário.
No passado dias 10 Março decorreu no instituto da Juventude de Vila Real a Sessão Distrital, relativa ao ensino secundário, com o tema do “Participação Cívica dos Jovens”.
Participaram 7 escolas do distrito, cada uma com cinco deputados.
A Sessão Distrital contou com a participação ainda de vários elementos representativos das estruturas políticas e educativas, sendo de realçar a da deputada Drª. Paula Barros que respondeu a várias perguntas dos alunos mais curiosos.
A nossa escola, coordenada pelo Professor António Oliveira, foi representada pelos deputados Filomena Esteves Correia Bessa do 11º A e Ana Catarina Correia Areias, Juliana Rego Moucho, Rafael Correia de Sousa Pinto, Ana Cláudia de Carvalho Pereira do 12º A, apresentou um projecto de recomendação intitulado “Consciencialização político-ambiental” (em anexo)
O projecto de recomendação da nossa escola foi o mais votado e servirá de base ao projecto de recomendação a ser apresentado na Sessão Nacional que irá decorrer na Assembleia da República, no próximo dia 26 de Maio.
Também foi a nossa escola a mais votada para representar o círculo de Vila Real na defesa do projecto, pelo que as deputadas Catarina Bessa e Ana Areias irão participar na sessão nacional, tendo sido eleita ainda a deputada Catarina Bessa porta-voz do grupo (uma espécie de líder parlamentar).
A segunda escola mais votada foi a escola secundária de S. Pedro, pelo que dois dos seus deputados também se irão deslocar a Lisboa, para defender o projecto de recomendação do distrito.

Anexo
“Consciencialização político-ambiental”
Os jovens de hoje são os adultos de amanhã. O mundo está em constante mudança e, as pessoas que melhor se abstraem de dogmas e se ligam à evolução (deixando de lado pensamentos retrógrados) são os jovens. Deste modo, é essencial a sua participação na vida política e a sua consciencialização para os problemas ambientais.
A nossa proposta visa, então, a implementação de uma disciplina político ambiental, sendo esta facultativa. Até ao 7º ano, cada turma teria um papel a desempenhar relativamente ao melhoramento do espaço escolar, em termos ecológicos, sendo algumas das actividades possíveis a reciclagem, substituição de lâmpadas e tinteiros, etc. A partir do 8º ano, esta disciplina teria como principal objectivo incentivar os jovens para a vida política, pois é notório um grande vácuo de conhecimento político no seio da comunidade juvenil. Defendemos que a disciplina não deve ser imposta porque é essencial que parta de cada um a escolha de querer saber mais e de evoluir como cidadão: a mudança de valores, não é nem nunca deve ser imposta; tem de ser algo opcional. Por outro lado, apostamos nestes valores porque são os que estão mais de acordo com uma escola e uma sociedade com preocupações ecológicas e ambientalistas; a não aposta nestes valores significaria não estar em consonância com a sociedade e a nossa cultura actual. A imposição desta disciplina alimentaria uma maior alienação dos jovens em relação à vida política. Pensamos, também, que com esta disciplina, muitos alunos poderiam despertar interesse por seguir os seus estudos nesta área.
Tendo consciência do impacto que os meios de comunicação têm na sociedade moderna, acordámos que a criação de um programa televisivo (concurso) teria grande eficácia no nosso objectivo de sensibilização política e ambiental. Neste programa seriam debatidos temas da actualidade entre diferentes escolas, semanalmente, e transmitido numa televisão estatal. À escola vencedora seria concedida uma verba que permitisse a diminuição significativa da pegada ecológica escolar, podendo esta ser também utilizada para toda e qualquer iniciativa ambiental e ecológica.
Medidas propostas:
1ª -Criação de uma disciplina de consciencialização político-ambiental: do 5º ao 7º ano, onde seriam abordados temas relacionados com ecologia e realizadas actividades práticas neste âmbito; no 8º e no 9º ano essa mesma disciplina teria como objectivo consciencializar os jovens para a política.  
2ª -Criação de um programa televisivo onde se debateriam assuntos da actualidade entre escolas e, a que saísse vencedora, ganharia uma verba que contribuiria para melhorar a sua pegada ecológica, que seria medida recorrendo a uma parceria com a câmara municipal.

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