Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

segunda-feira, 2 de março de 2009

Prémios do Concurso “Crie e Recrie/Se pela sua Saúde”

1º Prémio
Catarina Miranda, EFA NS C1
Camões: "Ao desconcerto do mundo"

"Os bons vi sempre passar
No mundo graves tormentos,
E, para mais me espantar,
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mau, mas fui castigado.
Assim que, só para mim
Anda o mundo concertado."


Foi tão grande meu castigo
Onde passei maus momentos
Em que lá nadei sozinho
Cuidando tratar bem meus ferimentos.
Olho à volta, e estou cansado
Da teimosia que não é sincera
A gritar estava calado
A concertar o que não era.
Está tudo tão errado,
Todos cuidamos que não,
O mundo vai ficando afogado
E ninguém lhe deita a mão.

2º Prémio
Catarina/ Nuno /Vânia
Dia Mundial da Alimentação

Hoje é o dia da alimentação
Vamos comer saudavelmente
À fruta não digas que não
Senão o coração sente.


E se o coração
Começar a sentir
É na nossa saúde
Que isso se vai reflectir.


Para isso não acontecer
Algo temos que fazer
“bora lá” então começar
Na roda dos alimentos pesquisar.


Cereais, “hortícolas” e fruta
Por eles podes começar
Segue com lacticínios, carne, leguminosas
E óleos
Sem nunca a água poder faltar.


Se isso todos os dias acontecer
Já podes a toda a gente dizer
Que com a roda aprendeste
Saudavelmente a comer.


3º Prémio
Carla Ferreira, EFA NS C1
A menina que eu fui.

A menina que eu fui. Era uma rapariga muito bem-educada, desde pequena com princípios, pois os meus pais sempre me disseram o que era correcto e incorrecto, sempre tive uma educação digna que um ser humano tenha de ter.
Adorava brincar com os meus primos da Costa de Caparica quando ia de férias, pois como temos a mesma idade, sentíamo-nos bem todos juntos. Quando fui para a 1ªclasse, conheci uma menina que ainda hoje é minha amiga, ela chama-se Margarida. Desde pequena que dizia que nunca iria tocar num cigarro, pois a mãe dela todas as noites tossia e saiam-lhe umas coisas brancas da garganta, mas hoje já adolescente, ela era uma fumadora assídua.
Sempre fui feliz, sobretudo quando me encontrava com familiares, adorava brincar e nunca prestei grande atenção nas aulas, do que hoje me arrependo.
Adorei ser criança, aproveitei os bons momentos da vida de criança e foi com tudo isto que criei o meu ser, aprendi a ser directa, sincera, simpática e a ajudar os outros.
Não queiram crescer depressa, pois quando forem velhos arrependem-se.



Concurso de Francês

1º Prémio
Bárbara Fontes, 9º C
Je ne suis pas d'accord avec cet esprit de prison parentale. Toutes les filles ont le droit et le devoir d'étudier comme les garçons, parce que la France, comme le reste du monde évoluée et moderne, défend les valeurs de liberté, d’égalité et de fraternité. Les mères de ces filles doivent faire comprendre à la famille que tout le monde qui habite le même foyer doit partager les tâches ménagères parce que c'est une obligation de tous. C'est la seule manière de préparer leurs enfants pour réussir dans ce monde de compétition: étudier et savoir faire un peu de tout.
Les parents qui obligent leurs filles à rester à la maison, en leur volant le droit de grandir, ont un grand chemin à parcourir pour être de bons parents.

2º Prémio
Pedro Baptista, nº25, 9ºC
Préparer mon futur

Je m’appelle Pedro et j’ai 14 ans, je suis en neuvième année. L’année prochaine, je vais avoir 15 ans et je vais faire la seconde mais, avant il faut passer l’examen de Portugais et de Maths. Il faut que j’étudie beaucoup pour avoir de bons résultats.
À la fin de l’année, je dois choisir les cours et les matières, ça c’est une decision difficile à prendre, parce que j’aime les maths, les sciences, la physique-chimie, le dessin, etc…
Alors, je suis un peu touche-à-tout, mais je suis certain que je ferai mon choix.

3º Prémio
José Miguel Cunha, nº19, 9ºC
Droits des femmes

Les femmes ont le droit à l’intégrité et à l’autonomie corporelles, le droit de vote, le droit de travailler, le droit à un salaire juste, le droit à la propriété, le droit de servir comme militaire, le droit de passer un contrat, le droit à la prostitution, le droit au mariage lesbien le droit à la prêtrise …..
Autrefois les femmes n’avaient pas les mêmes droits que les hommes, par exemple: elles n’avaient pas le droit d’apprendre à l’école.
Aujourd’hui les femmes ont les mêmes droits que les hommes.

Sem comentários: