Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

segunda-feira, 14 de junho de 2010

AULA DE CAMPO - OS CAMINHOS DO ROMÂNTICO EM VILA REAL





Conheces o Jardim da Carreira? Este foi o desafio lançado aos alunos da turma A do 8º ano pela disciplina de História a 8 de Junho. Estes, imbuídos de um espírito romântico, devido ao trabalho realizado sobre o escritor Camilo Castelo Branco, patrono do Liceu e personalidade impar da literatura portuguesa de oitocentos, prepararam-se para assistir e participar numa aula (de campo), sem dúvida, diferente e inovadora. À entrada do Jardim da Carreira imperava a boa disposição e companheirismo entre todos.
Após uma breve apresentação da história do Jardim pela aluna Andrea Pazo, os alunos foram convidados a embrenharem-se nos cheiros da flora da Carreira – as camélias, os cedros, as magnólias, os amores-perfeitos – e a visitarem, pormenorizadamente, os vários elementos que constituíam os típicos jardins românticos do século XIX, como os canteiros, o coreto e a fonte de água.
E junto da estátua de Camilo Castelo Branco, mandada edificar por subscrição pública em 1926, os alunos foram incentivados a participar na aula sobre o Romantismo e o Realismo Português, contactando directamente com a vida e obra dos principais escritores europeus e portugueses, nomeadamente de Camilo Castelo Branco e de Eça de Queiroz. Aferiram, por isso, as diferenças entre “Amor de Perdição” e “Os Maias”, bem como o contexto histórico-social em que foram escritas estas magníficas obras literárias.
A acrescentar, salientam-se as brincadeiras e os comentários divertidos (mas pertinentes) no parque e na fonte por parte dos alunos, elevando assim a aula a um patamar de inovação pedagógica relevante, ou seja, a ligação entre o dever e o prazer. Mas o ponto que mais se destacou foi a preocupação dos alunos na preservação deste património histórico-natural, felizmente requalificado em 2001. Sem dúvida, um final de tarde enriquecedor e muito bem passado.

Texto e imagens: Hugo Bento

Sem comentários: