Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 30 de junho de 2010

A energia nuclear em Portugal ! Um problema ou uma solução !

O curso EFA C7 dinamizou, no dia 19 de Junho, a sua actividade integradora relacionada com a energia nuclear em Portugal. Para a sua concretização, foi organizada uma visita ao Museu dos Transportes e das Comunicações, situado no edifício da antiga Alfândega do Porto, onde os formandos apresentaram o projecto «Prós e Contras». Este projecto, sob a forma de debate, foi desenvolvido com base nas pesquisas, trabalhos e palestras, organizados pelos formadores de CLC, CP e STC e realizadas ao longo da unidade de competência - Saberes Fundamentais. Aos formandos foi pedido que assumissem posições a favor e contra e encarnassem determinados papeis como cientistas, estudantes, ambientalistas, agentes turísticos, empresários e cidadãos, ficando reservado a alguns o papel de mediadores do debate. Antes da gravação do programa, os formandos receberam as últimas orientações dos formadores e ainda da responsável pela oficina de televisão do Museu dos Transportes e das Comunicações.
O debate decorreu com entusiasmo, assumindo os formandos com profissionalismo a defesa das suas posições e opiniões, mas sempre comungando de um espaço de diálogo saudável e de um espírito de respeito e de tolerância pelas opiniões contrárias.
No final, todos concluíram que a matéria em discussão - “a energia nuclear em Portugal”- é ainda muito sensível e trás questões éticas e científicas dispares, não senso portanto unânime entre os portugueses. Além do mais, concluiu-se dos trabalhos que a aposta no nuclear é também muito dispendiosa, tendo em conta a conjuntura de crise económica que actualmente Portugal atravessa.
O programa foi gravado em DVD para memória futura.


Enviado pelo professor Hugo Bento

Sem comentários: