Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 10 de junho de 2010

À descoberta do Românico-Gótico em Vila Real




Nos dias 17 e 25 de Maio, os alunos das turmas E e G do 7.º ano realizaram com o professor de História, Hugo Bento, uma visita de campo dedicada às artes Românica e Gótica de Vila Real. Antes de visitar os monumentos, foi preparada uma aula de sensibilização para que os alunos conhecessem estes dois estilos artísticos da Idade Média e a sua presença na cidade. Assim, os alunos foram desafiados a conhecer e a compreender a história de alguns monumentos românico-góticos vilarealenses e suas características. Aos alunos foi distribuído um pequeno dossier temático sobre esse património artístico em Vila Real, sendo-lhes exigido o seu preenchimento ao longo da visita de campo. A primeira paragem foi a Igreja de S. Dinis e, logo de seguida, a Capela de S. Brás, no interior do cemitério da Vila Velha, onde se observaram gárgulas, pórticos, símbolos religiosos e um fresco dedicado a S. Brás, da autoria da escola de Grão-Vasco. Depois, a visita passou pela Igreja da Misericórdia, monumento do século XVI, e terminou na Igreja de S. Domingos (actual Sé), monumento nacional desde 1926 e ex-líbris da cidade. Aí, os alunos foram desafiados a descobrir todos os traços artísticos do monumento, quer românicos quer góticos, e a contemplar o seu interior, pleno de luminosidade e espiritualidade. A rosácea e os vitrais foram os que suscitaram maior admiração. Convém destacar que os alunos, sempre atentos às explicações do professor, participaram com bastante empenho, não só porque foi uma aula diferente, demonstraram um companheirismo exemplar entre todos e, no final, manifestaram um enorme agrado por esta iniciativa ... tal como nos dão conta os comentários registados por alguns alunos:
«Assim percebemos melhor a matéria.»
Marta Vaz, 7.º E
«Ajudou os alunos a compreenderem melhor a matéria (…) e ficamos a aprender melhor a história da nossa cidade. Gostei muito da visita.»
Ana Mezias, 7.º E
«A turma comportou-se de forma responsável.»
Cristiana Fernandes, 7.º E
«Foi uma forma diferente de expor a matéria e [a aula] foi muito aproveitada. Já tínhamos dado em aula mas consolidamos os conhecimentos que possuíamos.»
Inês Mezias, 7.º E
«Aprendi coisas que não sabia.»
Adelino Fonseca, 7.º E
«Penso que nós (alunos) nos interessamos mais por aulas de campo, é mais interessante.»
Rute Pimenta, 7.º E
«Gostei muito, devia haver mais aulas assim»
Ana Rita , 7º E
«podemos ver, sentir, observar.»
Tiago Sousa, 7.º E
«a visita de campo foi excelente, aprendemos mais.»
Manuel Barreto, 7.º G
«Acho este tipo de aula muito bom porque é um tipo de aprendizagem diferente e porque atrai, de certa forma, melhor os alunos. (…) Acho que se deve repetir !»
Ana Martins, 7.º G
«Foi divertido.»
Frederico Martins, 7.º G
«Gostei da aula (…) porque ao ver aprendemos de uma maneira diferente e mais divertida.»
Daniela Dias, 7.º G

Professor Hugo Bento

Sem comentários: