Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Concursos de Natal

Concurso "Sentir Natal"

1º Prémio
Sentido Natal


Há muito tempo atrás, o Natal era celebrado em família (umas famílias grandes ou pequenas, o importante era ter companhia numa noite tão “acolhedora”), havia sempre uma grande alegria e uma paz imensa, ninguém faltava a esta grande festa tão especial.
Os tempos vão mudando, a tradição continua sempre, mas infelizmente existem pessoas que não têm companhia nesta noite ou pessoas pobres que nem a uma sala quentinha, nem a uma boa refeição e nem a um presente podem ter direito nesse dia.
Vou contar uma história que se passou nesse tempo.
O Ricardo era um rapaz que tinha tudo o que queria e era muito feliz. O Eduardo era pobre e vivia na rua, só tinha um caderno para levar à escola, vivia sozinho (não sabia da família), e só tinha oportunidade de comer duas vezes por semana (numa instituição).
O Ricardo andava na mesma escola que o Eduardo, tinham ambos treze anos, o Ricardo gostava muito de se meter com as pessoas mais caladas, como o Eduardo e o Eduardo ficava mesmo triste por ouvir as coisas brutas e provocantes de um colega de escola.
- Eduardo! E essa roupa? Não compras outra?! Está toda rota! Ah!Ah! – provocava o Ricardo – Não te dás com ninguém, és anti-social?
O Eduardo virava as costas com os olhos em água, contido pela tristeza, e todos os dias era a mesma coisa…
Passado uns dias depois do Ricardo sair da catequese às 19.30, passou por uma rua onde viu o Eduardo a sair da instituição, o Eduardo com muita vergonha começou a correr e o Ricardo tentou apanhá-lo para falar com ele mas sem êxito.
O Ricardo não dormiu sossegado e mal dormiu a pensar no Eduardo e nas coisas brutas que lhe dizia.
No dia seguinte o Ricardo procurou o Eduardo, viu-o sozinho e foi falar com ele:
- Olá! Desculpa as coisas que te digo todos os dias, peço imensa desculpa! E agora desculpa a pergunta, és um sem abrigo?
- Sou … - disse o Eduardo com uma lágrima no olho – não tenho família, não tenho casa e está a chegar o Natal e não tenho onde ficar… O Ricardo arrependido pelas suas atitudes tentou animar o amigo e propôs u ma ideia que teve: - Sei que não somos muito amigos, mas queria mudar isso…. Se não te importares falo com os meus pais sobre a tua situação e como no meu quarto tenho duas camas, uma para o meu primo que vem no Verão passar uns dias, e a outra para mim, mas nas outras estações do ano a cama está vazia e pode ser ocupada por ti, tenho roupa que te serve e já não uso e era como se fosses meu irmão, no Natal tinhas direito a tudo que existe de bom. Pode ser? Que achas?
O Eduardo gostou da ideia e o Ricardo ligou logo para os pais, explicou-lhe a situação do amigo e os pais do Ricardo pediram para levar o Eduardo lá a casa.


2º Prémio Concurso “Sentir Natal”
Cartas em segredo

Os meus irmãos mais novos,
Gostam muito de te escrever,
E eu como sou mais velha,
Não lhes posso dizer.

Na escola e em outros lugares,
Seria muito, muito gozada,
Por isso peço-te, Pai Natal,
Não lhes digas nada.

O que eu te peço este Natal,
É paz e amor em todo o Planeta,
Mas como sei que é difícil encontrá-los,
Mando-te também uma luneta.

Sei que estranho enviar-te isto,
Mas é para encontrares a pessoas más,
Que pegam fogo às florestas,
E não as deixam em paz.

Não estou a dizer que tens má vista,
Mas é que já estás a ficar velhinho,
Deve ter sido de andares estes anos,
A entregar os presentes com tanto carinho.

Esqueci-me de te dizer,
Conheci um rapaz na semana passada,
Deu-me uma rosa branca,
Ah, estou tão apaixonada!

Falamos longas horas,
Disse-me que te conhecia,
Falou-me do espírito natalício,
Disse que o mundo já não o sentia.

Fiquei muito horrorizada,
Como pode isto acontecer?
A minha tarefa este Natal,
Vai ser por o espírito natalício a renascer.

O coração das pessoas,
Vai encher-se de alegria,
Vão cantar maravilhosas canções,
Em perfeita sintonia.

Podes estar descansado,
Ele não vai ser esquecido,
Mas não te esqueças de entregar os presentes,
Que já havias prometido.

Não te esqueças de guardar segredo,
Estas minhas cartas,
Ninguém pode descobrir,
Senão eu prendo às tuas renas as patas.

Vou sentir falta de ti,
Mas eu vou me despedir,
Já se está a fazer tarde,
E eu tenho de dormir.

Adeus querido amigo,
Até ao dia de Natal,
Vê lá se não te cansas,
Isso na tua idade só faz mal!

Márcia Nogueira, 7ºC

3º Prémio Concurso “Sentir Natal”

Sentir o Natal
O Natal …
Época do ano
Sem outra igual.

As crianças andam felizes,
As crianças dão as mãos
Esperam o Pai Natal
E festejam como irmãos.

Ouvem-se músicas natalícias,
As famílias reúnem-se,
As mesas estão recheadas de delícias.

Abrem-se os presentes,
Todos estão contentes.

A alegria paira no ar…
Esta alegria deve-se apenas a uma causa….
E essa causa é o Natal!
O meu, o teu, o Natal de todos nós!
Vamos vivê-lo, partilhá-lo e sermos felizes.

Ana Sofia Nóbrega de Oliveira, nº2, 8ºC


4º Prémio
O meu feliz Natal
De manhã, pelas oito horas, acordava toda a minha família, desde pais até aos avós, acordava todos!
Depois, eu gritava muito alto, dizendo:
- É Natal, é Natal vamos abrir as prendas!
Lá íamos todos abrir os presentes. Era tão divertido, lindo, alegre parecia um sonho.
Depois vestíamos roupas muito quentes e íamos para a rua brincar com a neve. Chegámos a fazer um grande boneco de neve.
A minha família toda junta era a coisa mais bonita do mundo.
Considerava-me a menina mais feliz do mundo, mas um dia os meus pais separaram-se e eu fui para uma instituição. Desde aí o Natal nunca mais foi o que era.

Lara Teixeira, 7ºF

Enviado por Rosa Canelas

Concurso “ Sentir Natal”
Disciplina de Espanhol
1º lugar
La Navidad para mí es una época mágica porque nosotros nos olvidamos de todo el mal que nos ha pasado durante el año. Este momento también es mágico porque nos juntamos con nuestra familia que ya no veíamos hace un año y celebramos todos juntos esta noche. Me gusta la Navidad principalmente por los regalos.
Bruno Sousa – 9º A – nº6
David Mendes – 9ºA – nº9
2º lugar
La Navidad es paz, amor y felicidad en familia, vienen los Reyes Magos y traen muchos regalos.
Ana Paulo – 7º G – Nº 3
Resultados do Concurso
"Carta a los Reyes Magos"
Ensino Secundário

1.º Lugar: Daniel André de Carvalho - Escola Secundária do Morgado de Mateus
- Vila Real
“Carta a los Reyes Magos”

Laponia, lunes 13 de diciembre de 2010

Queridos Reyes Magos:
Me llamo Papá Noel, tengo 100 años y vivo en Laponia.
Este año he sido muy bueno: me he comido todo lo que me ponían en el plato y he recogido todos los juguetes. Por eso quería que me trajerais lo siguiente:
- Quiero que acabe la pobreza y también quiero que el Primer Ministro José Sócrates deje de ser Primer Ministro.
Me puedes dejar los regalos en mis calcetines que los encontrareis en el comedor. Para vosotros y para los camellos dejaré pastas y moscatel.
Así me despido,
Papá Noel
PD: Cuando lleguéis a mi casa, tened cuidado con mi perro, porque el dueño está arrestado.


2.º Lugar: Joana Barreiro - Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Pouca de Aguiar Sul - Vila Pouca de Aguiar

Barcelona, 2 de diciembre de 2010

Queridos Reyes Magos:
¡Ha llegado, una vez más, la Navidad! Sin duda, habréis recibido muchísimas cartas, ¿no es verdad? Creo que la gran mayoría de las cartas que recibís son de niños que quieren juguetes, muñecas, golosinas, en fin, una lista interminable de pedidos materiales.
¿Qué pasa con los sentimientos? ¿Por qué solamente en Navidad se hacen campañas de solidaridad? La gente necesita ayuda todo el año, ¿no es así? Me parece que tenemos que mostrar a nuestros hermanos menores, sobrinos, primos, vecinos, y a nosotros mismos, que hay que ayudar. Solo los seres humanos, son capaces de terminar con el hambre, con la injusticia y con la pobreza extrema…
Entonces, mi deseo más profundo para este año, es que nos ayudéis, que seáis mensajeros de paz, de alegría y de felicidad.
Tenemos tareas muy difíciles por delante, pero nada es imposible cuando lo hacemos con amor por los demás.
Votos de una feliz Navidad para todo el mundo.
Sofía

3.º Lugar: Mariana Sanches Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Pouca de Aguiar Sul - Vila Pouca de Aguiar

Carta a los Reyes Magos

Queridos Reyes Magos:
Empiezo por pedir que 2011 sea un año con tan buenos momentos como el año que está acabando.
Os pido también que nada material me falte porque lo que tengo es ya más que suficiente, pues hay gente muriendo de hambre y sufriendo malos tratos por parte de quien más aman. Sería injusto, de mi parte, si pidiese que los reyes acabasen con el hambre y con todo lo que va mal en el mundo, pues depende de todos nosotros. Os agradecería que hicieseis un lavado de cerebro a todos los habitantes de la tierra y el egoísmo y la crueldad abandonasen nuestro pensamiento.
Aguardo ansiosamente el nuevo año y con esperanza de un mundo más igual.
Saludos,

Anairam Só

Ensino Básico

1.º Lugar: Ana Sofia Martins Olival - Escola Secundária de São Pedro - Vila Real


MI DESEO

Queridos Reyes Magos:
Os escribo esta carta porque este año tengo que hacer una petición muy importante y quién mejor que vosotros para realizarla.
No voy a pedir ser muy rica, ni que el chico que a mí me gusta se enamore de mí. Quiero algo muy sencillo: os pido una estrella.
La que os pido no es como las demás, tiene una característica muy especial: no realiza deseos de las personas que la miran. Entonces, os preguntaréis que para qué quiero una estrella que no realiza deseos. Bueno, esa es la parte final y, sin duda, la parte más importante de mi petición. La estrella de la que hablo es la estrella de la esperanza. Me han dicho que en estos tiempos es una cosa muy difícil de encontrar. Así espero que consigáis traérmela.
Un saludo de la esperanzada y feliz, Ana.

2.º Lugar: Ana Sofia Nóbrega de Oliveira - Escola Secundária C/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

Un Mundo mejor

Queridos Reyes Magos…
Este año no voy a hacer una lista muy grande…Me he dado cuenta de que este mundo está en un estado degradante. Al principio no quería creerlo, pero si es la realidad, no vale la pena, continuar pretendiendo que no la vemos.
Algunos tienen todo, otros no tienen nada…
Algunos mueren de hambre, otros en medio de la abundancia no saben lo que comer…
Algunos mueren en el frío, otros no pasan una noche sin calefacción…
Así que este año, queridos reyes magos os pido que la estrella que os ha guiado al niño, también guíe a todas las personas por buenos caminos.
Que no haya egoísmo y tampoco hipocresía, sino paz, compartir, igualdad y alegría, y que este mundo sea un mundo de verdad y de justicia.
Reyes Magos, ayudadme con esta petición, haced del Mundo, ¡un Mundo mejor, donde no haya conflictos y donde el amor reine!





3.º Lugar: Inês Duarte Carvalheira - Agrupamento vertical de Escolas Dr. João de Araújo Correia - Régua

Lunes, 13 de diciembre de 2010

Queridos Reyes Magos, todas aquellas Navidades que pasé, siempre pedía un montón de cosas que necesitaba, pero me di cuenta de que en la Navidad lo más importante no es la cantidad, sino la cualidad. Así que os pido, Melchor, Baltasar y Gaspar, que esta época de vacaciones lo único que quiero es que mi hermano pueda vivir sano y muchos momentos felices conmigo. Nuestra felicidad no se logra con grandes y caros regalos, que rara vez los usamos, sino con pequeñas cosas que ocurren todos los días.
Besos:
Néh

Prémio extraordinário - LA MÁS DIVERTIDA

Patrícia Helena Silva Soares - Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João de Araújo Correia - Régua

Lunes, 13 de diciembre de 2010
Hola Reyes Magos,
Mi nombre es María, tengo 14 años y vivo en Portugal.
Os escribo porque estaba pensando cómo seriáis en la actualidad: camellos sustituidos por Ferraris, ropa ancha sustituida por las ropas de los Jonas Brothers y la estrella que utilizáis para seguir el camino correcto, sustituida por un GPS. Habrán cambiado también los regalos, oro, incienso y mirra: Baltasar ofrecería una semilla de un árbol que da de comer; Gaspar daría una gota de agua para calmar la sed y Melchor ofrecería mil euros para los regalos de Navidad.
Pensad en esta propuesta y tratad de venir este año.
Besos,
María.

Sem comentários: